Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Secretaria de Trabalho irá expandir cursos pelo interior do Estado

 foto: divilgação

A Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) tem como objetivo para o ano de 2011 a expansão de cursos de capacitação pelo interior do Piauí. No mês de janeiro devem ser entregues as salas do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), um programa que oferece cursos de qualificação social e profissional nos mais diferentes segmentos. Serão instaladas 63 turmas em 57 municípios.

Em 2011 o Planteq, que antes era desenvolvido apenas com recursos federais, vai ter também recursos próprios. Ainda este mês deverá começar a funcionar a unidade móvel do Sistema Nacional de Emprego (Sine) voltado exclusivamente para o combate ao trabalho escravo. “O projeto quer promover a intermediação de mão de obra. O objetivo é eliminar essa prática e legalizar desde a oferta da vaga até a contratação”, explica a secretária Larissa Maia.

Os programas Projovem Trabalhador e Projovem Urbano, que preparam o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda, já têm projetos para renovação. A previsão é que as aulas recomecem em fevereiro ou março. No ano passado, o Estado ultrapassou a meta de três mil jovens capacitados e inseridos no mercado de trabalho. “O Piauí executou o Projovem com louvor. A taxa de evasão ficou abaixo de 1% e tudo isso se dá por causa da qualidade da prestação do serviço e graças ao comprometimento dos jovens.” comemora Larissa Maia.

Além disso, a Secretaria quer reativar o banco do empreendedor, que vai começar como uma agência de intermediação de política de microcrédito para auxiliar os pequenos investidores que queiram criar ou ampliar seus empreendimentos. 

fonte: pi.gov

Popular Posts