Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Governo anuncia exoneração de 3 mil comissionados

Divulgação

Secretário de Administração diz que os aprovados em concurso serão nomeados para substituir terceirizados. O novo secretário estadual de Administração, Paulo Ivan, confirmou ontem a exoneração de aproximadamente três mil servidores comissionados do Estado. Segundo ele, o decreto foi assinado pelo governador Wilson Martins (PSB) no dia 30 de dezembro e todos os comissionados só serão recontratados mediante necessidade do Estado. O governador Wilson Martins confirmou a decisão e justificou que a medida atende a uma determinação do Ministério do Trabalho e ainda a uma política de redução de gastos que será implantada durante sua gestão.
Paulo Ivan destacou que a ideia é permitir o ingresso de pessoas no serviço público mediante concurso público. No final do ano passado, o exsecretário de Administração, Evaldo Ciríaco, havia anunciado que o Estado faria concurso público nos primeiros meses do ano para substituir os terceirizados. Serão ofertadas vagas nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. “Não sabemos ainda o impacto com a demissão dos comissionados, mas iremos recontratá- los de acordo com a necessidade do Estado”, pontuou, acrescentando que os que foram aprovados em concursos públicos serão nomeados.
O governador Wilson Martins acrescentou que só serão asseguradas as recontratações de terceirizados para atuar de forma emergencial. “Só aqueles para atender serviços essenciais básicos, como Saúde, Educação, Projetos, e isso de forma emergencial. Vamos cumprir a lei. As pessoas que estiverem irregulares não vão continuar”, explicou.
As medidas de contenção de despesas não devem parar por aí. Segundo Martins, o Estado irá adotar uma série de medidas para possibilitar um equilíbrio financeiro. “Terceirizados, por exemplo, só aqueles que trabalharão de forma emergencial. Locações de veículos serão centralizadas na SEAD e [os veículos] identificados como uso exclusivo em serviço. Se tem dez carros, vamos saber se precisa dos 10 carros e justificar por que precisa de um carro grande, que custa quatro vezes mais, em relação aos menores. Não podemos gastar mais do que arrecadamos. Se fizermos isso, ficaremos devendo e não nos darão mais crédito”, argumentou.
Martins reiterou que todas as despesas e receitas do governo estarão disponibilizadas na internet para poder possibilitar o acompanhamento por parte da sociedade, imprensa e dos órgãos de controle de contas. O governador falou ainda sobre as obras paralisadas e garantiu que todas as que tiverem sido suspensas temporariamente serão retomadas. “E de forma prioritária. Vamos gastar aquilo que arrecadarmos. Não podemos fazer milagres. Estamos lutando por parcerias, mais recursos pro Centro de Convenções, recursos para a Potycabana, estradas. São obras que foram interrompidas por várias razões, não só financeiras. Confio na equipe que montamos. Vamos falar olho no olho. Queremos enfrentar juntos e de forma aberta”, destacou.
Martins demonstrou também preocupação com o aumento do salário mínimo, do piso para os professores e de outras categorias, que deverá elevar a folha de pagamento do Estado. “Seremos sufocados por esses aumentos, salário mínimo, piso de várias categorias, planos de cargos e carreiras implementados e não sabemos ainda essa repercussão. Só é possível fazer isso se tiver dinheiro. Se tivermos esse acesso aberto, isso fica fácil de conversar”, concluiu.
Novos secretários tomam posse

Os novos secretários de Administração, Paulo Ivan; de Transportes, Avelino Neiva (PSB); e de Infraestrutura, Castro Neto (PMDB), já foram empossados nos cargos. Durante as posses, os discursos dos novos gestores foram de continuidade. O novo comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Rubens Pereira, toma posse hoje em solenidade que contará com a presença do governador Wilson Martins.
Procurador do Estado, Paulo Ivan é professor de Direito Administrativo e foi escolhido para comandar a Sead por indicação do próprio governador. O novo secretário declarou que a administração estadual será centrada na eficiência e na transparência. “Haverá rigor no controle de gastos, controle de contratos e sobre pessoal, respeitando, sobretudo, a lei”, declarou. Já o novo secretário estadual de Transportes, AvelinoNeiva, que assumiu a função deixada por Norma Sales, ressaltou a importância da área para o desenvolvimento do estado. “Sabemos da importância desta secretaria, porque nada se faz sem energia e sem transporte. Não vamos inventar nada. Vamos dar continuidade às ações que a secretaria vem realizando”, ressaltou.
O engenheiro José Dias de Castro Neto, indicado por seu pai, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), assumiu a Seinfra afirmando que é momento de manter o “trem em movimento”. “É obrigação nossa fazer um trabalho melhor do que já vinha sendo feito. Podem esperar de mim dedicação e muito trabalho. De vocês vou esperar a mesma coisa: trabalho e dedicação”, propôs aos funcionários da secretaria.
PM

O coronel Rubens Pereira, que toma posse hoje como comandante da PM-PI, afirmou que a prioridade da corporação em 2011 é expandir o programa Ronda Cidadão para toda a cidade de Teresina e para municípios com mais de 40 mil habitantes neste ano. O programa atualmente está em execução do Grande Dirceu, região Sudeste da capital, e no Mocambinho, zona Norte. O novo comandante destacou a importância da modernização da atuação da PM e do reforço do policiamento ostensivo, especialmente do policiamento de caráter comunitário, como o Ronda Cidadão.
Já assumiram como secretários também a deputada estadual e primeira-dama Lílian Martins (PSB), na Secretaria Estadual de Saúde, e o deputado federal Átila Lira (PSB), na Secretaria Estadual de Educação.
Fonte: Portal o Dia

Popular Posts