Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Agricultura familiar: 84 mil trabalhadores aderiram ao seguro safra

Agricultura familiar no Piauí
Agricultura familiar no Piauí
 
O Programa Garantia Safra, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), atingiu a meta de cadastramento com 84 mil e 450 adesões de trabalhadores rurais da agricultura familiar, informou o coordenador da instituição, Matias Ribeiro Cabral.
Segundo afirmou o coordenador, a inscrição dos trabalhadores rurais da agricultura familiar foi encerrada no dia 23 de dezembro. Em 149 municípios piauienses, 84.450 trabalhadores pagaram o boleto bancário e estão aptos a participar do seguro para a safra agrícola 2010/2011.
Matias Cabral ressaltou que terá direito ao benefício os agricultores familiares que, tendo aderido ao Programa Garantia Safra, vierem a sofrer perda em razão de estiagem ou excesso hídrico, comprovada na forma do regulamento, pelo menos 50% (cinqüenta por cento) da produção de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão, após verificada a regularidade quanto ao recolhimento das contribuições individuais dos agricultores familiares.
“Na safra agrícola 2010/2011 os trabalhadores rurais da agricultura familiar que aderiram ao programa poderão receber o benefício de quatro parcelas de R$ 160,00, totalizando R$ 640, em caso de perda de pelo menos 5º% da produção em caso de estiagem ou excesso hídrico, de acordo com o regulamento do Ministério do  Desenvolvimento Agrário”, disse Matias Ribeiro Cabral.
Os benefícios serão pagos diretamente aos agricultores, em parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos oferecidos pela Caixa Econômica Federal. O agricultor recebe o benefício sempre que as perdas na safra forem pelo menos da metade das lavouras de feijão, milho, arroz, mandioca algodão ou outras atividades agrícolas de convivência com o semiárido.
O objetivo do programa Garantia Safra é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda de safra em razão do fenômeno de estiagem ou excesso hídrico, com renda  de até um salário mínimo e meio, que plantam entre 0,6 e 10 hectares.

fonte: pi.gov

Popular Posts