Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Picos pode ter curso de Medicina antes que Parnaíba

  

A deputada estadual Tazmânia Gomes de Medeiros ou Belê (PSB) assumiu de vez a articulação pela implantação do Curso de Medicina no campus da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Picos, a segunda maior do Estado em importância econômica que agrega mais de 42 municípios que convergem para a utilização de serviços nos setores de saúde, educação e de banco dentre outros.
 

O ex-deputado Federal Mainha (DEM) iniciou as articulações solicitando a implantação do Curso de Medicina no campi de Picos, durante o final de seu mandato parlamentar, mas como não teve o mandato renovado ficou difícil continuar a articulação. Sensível a importância de um Curso de Medicina para o município, a deputada estadual Belê assumiu de vez a luta pela implantação do mesmo.


A deputada Belê que já soma experiência adquirida com a implantação da Policlínica Especializada e a realização de intercâmbio e convênios com autoridades e instituições de saúde da Alemanha, cuja ação possibilitou recentemente a médicos piauienses fazerem qualificações na Alemanha para melhorar os serviços de saúde em determinadas especialidades.
 

Sediar um curso de medicina em Picos, agora é o desafio de luta da deputada estadual Belê(PSB) que assumiu a articulação junto a reitor da Universidade Federal do Piauí, Luis Júnior. Uma das dificuldades era a aquisição do terreno para abrigar as instalações do curso que exige uma área de pelos menos cinco hectares. O prefeito de Picos Gil Paraibano, tio da deputada Belê já garantiu a doação do terreno.

Segundo informou a deputada Belê, na próxima sexta-feira (11) o reitor Luis Júnior visita o município e se reúne com o prefeito Gil Paraibano e a com a mesma. Eles vão tratar da escolha do local e da doação do terreno onde deverá sediar as instalações do Curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí, campi de Picos. 


“Investir na saúde e na educação são as principais formas de contribuir com o crescimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida de uma população. O meu sonho como deputada estadual é poder contribuir para melhorar a educação e a saúde do povo, ajudando a desenvolver a região de Picos. Tem muita gente estudando medicina fora de Picos, simplesmente porque a cidade ainda não tem o curso. A luta vai valer apena, acredito que logo o sonho vai ser realizado”, disse a deputada.


A deputada confirmou ainda que o terreno será doado pelo cidadão Gil Paraibano, mas caso a área não atenda ao interesse da Universidade Federal para a instalação do Curso, o prefeito está disposto adquirir através da prefeitura a área para garantir que o Curso de Medicina seja instalado na cidade, já que o mesmo é de grande interesse público e um antigo sonho dos picoenses.

gp1 
edição: parnaibanoticias

Popular Posts