Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Parnaíba nunca participou da gerência da ZPE”.

 
Mirócles Veras, Coordenador do PAC no Piauí e Presidente da Companhia ZPE da Parnaíba.

Foi o que disse à reportagem do proparnaiba.com, o presidente da Companhia ZPE de Parnaíba, Mirócles Veras que também declarou: “Parnaíba sempre apenas acompanhou as etapas da ZPE através de um decreto do governador, a pedido meu”.

O também coordenador do PAC, Mirócles Veras, conversou com o jornalismo do Proparnaiba.com neste dia 08 e rebateu as acusações do prefeito José Hamilton, quanto ao fato de Parnaíba ter sido “alijada” da administração da ZPE. O prefeito foi mais longe e disse que seria transferida a sede da ZPE da Parnaíba para Teresina. “Isso é um verdadeiro absurdo, Parnaíba tem uma área de 313 hectares, já documentada, no dia 1º de julho deste ano terão inicio às obras do prédio da ZPE e em um ano deverá ser entregue”, disse.

Mirócles disse que a ação do prefeito Zé Hamilton pode até prejudicar a ZPE da Parnaíba. “Isso é uma coisa muito pequena que não traz nenhum beneficio para a cidade e para a ZPE. Não faz sentido a prefeitura querer fazer parte da administração da ZPE, quando ela pode pegar 100 mil reais e fazer as obras para vias de acesso, por exemplo”, pontua.

PAC

Saindo do assunto ZPE, Mirócles enfatizou que o PAC no Piauí esta executando suas obras dentro dos prazos previstos. Recursos e projetos já liberados ainda não estão sendo executados por questões burocráticas, segundo ele. 

“As hidrelétricas, por exemplo, estão com impasse na licença ambiental; a Transnordestina já está em obras, mas faltam algumas desapropriações; em Parnaíba, por exemplo, já estamos concluindo a primeira etapa de saneamento básico e já tem mais 30 milhões para a mesma área”.

Quanto ao porto de Luis Correia, Mirócles Veras disse já estar preocupado com as desapropriações na área onde será construído o retroporto. “Lá é uma área de interesse público então isso não será um problema. As obras do porto estão andando conforme o previsto e também é uma realidade do PAC no Piauí.

Linha Férrea

Segundo Mirócles já foi acordado com o Banco do Nordeste para que seja viabilizado um PPP para a estrada de ferro ligando Altos a Luis Correia. “Essa é uma obra também real. 

Após o PPP será feito um estudo para levantamento das áreas onde haverão desapropriações, então estamos mostrando com essas ações nossas preocupações com o estado, com a Parnaíba e com a correta aplicação do PAC.

Samuel Aguiar e Cesar Vieira/proparnaiba.com

Popular Posts