Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Piauí formaliza microempreendedores individuais


No Piauí, a adesão ao Microempreendedor Individual (MEI) está alcançando resultados significativos. Lançado em 2010 no Piauí, o portal do empreendedor surgiu como uma oportunidade para que estes possam se formalizar de forma simplificada. Apenas em 2010, mais de 5.600 piauienses aderiram ao MEI.

A Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, permite ao microempreendedor se formalizar com uma carga tributária bastante reduzida. A lei está em vigência desde julho de 2009, no entanto, a adesão foi feita de forma gradativa pelos Estados. Atualmente, todas as unidades da federação possuem o MEI. Em todo o Brasil, cerca de 800 mil microempreendedores individuais se formalizaram.

Para a coordenadora de Orientação e Disseminação de Normas da Sefaz, Maria das Graças Moreira, apesar do resultado positivo do MEI no ano passado, o Piauí ainda pode crescer mais o número de microempreendedores formalizados. “Esta é uma oportunidade que beneficia os artesãos, cabeleireiros, cozinheiros, etc. Incentivamos a todos a se formalizarem, pois assim terão acesso a direitos básicos como aposentadoria, salário maternidade, auxílio doença, auxílio reclusão, entre outros”, explicou.

Todo o processo de formalização é feito eletronicamente através do site portaldoempreendedor.gov.br e está isento de todas as taxas. No ato do cadastro é gerado automaticamente o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e o Número de Identificação do Registro da Empresa (Nire), enquanto a inscrição estadual é gerada pela Secretaria da Fazenda, sem a necessidade de deslocamento às agências de atendimento.

O microempreendedor terá acesso ao número da inscrição através do site da Sefaz no banner Microempreendedor Individual, na página inicial. Na ocasião será solicitado o CPF ou CNPJ do MEI.

fonte: pi.gov

Popular Posts