Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Índice de frequência escolar do Piauí é um dos melhores em 2010


O Piauí obteve um dos melhores índices de frequência escolar do Brasil entre os alunos que são compensados com o Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O alto índice de monitoramento das condições de educação dos alunos piauienses foi de 91,09%, o segundo maior da Região Nordeste, atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 93,99%. Esses dados revelam o esforço dos Governos Estadual e Federal no combate à pobreza e incentivo à educação para os beneficiários da transferência de renda.

O monitoramento dos alunos acontece desde 2005, o objetivo é estimular o acesso dos beneficiários do programa aos serviços de educação e saúde. Na época, o Governo Federal recebia informações de 6,3 milhões de crianças e adolescentes de todos os Estados brasileiros.

Com o aprimoramento do sistema e a parceria com os Estados e municípios, o monitoramento alcançou mais de 15,5 milhões alunos nos últimos anos, um aumento nesse período foi de 164%. Filhos de beneficiados com idades entre seis e 15 anos devem manter uma frequência escolar superior a 85%, eles precisam assistir as aulas para a família manter o benefício do Bolsa Família. Para os adolescentes de 16 e 17 anos, os pais são contemplados pelo benefício a frequência exigida é de 75%.

Segundo o MDS, o Piauí possui 512 mil alunos de baixa renda familiar no Piauí, desses 466.567 são assistidos, os números apresentados são dos meses de outubro e novembro de 2010, último bimestre letivo do ano. A baixa frequência ou a ausência na escola podem levar ao bloqueio e até ao cancelamento do benefício.

fonte:pi.gov

Popular Posts