Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Novo levantamento confirma safra recorde no Piauí


O quarto levantamento de acompanhamento da safra brasileira de grãos para a safra 2010/2011, divulgado na manhã desta quinta-feira (6) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirma a estimativa do levantamento anterior, divulgado em dezembro do ano passado, onde o Piauí aparece com uma colheita recorde de 1,950 mil toneladas, 40,9% superior à da safra 2009/2010, que alcançou 1.384 mil toneladas de grãos.
No Piauí, técnicos da superintendência regional da Conab trabalham com a possibilidade de uma safra ainda maior - superior a 2 milhões de toneladas - que poderá ser confirmada com um novo levantamento, a ser divulgado no início do mês de fevereiro. Os trabalhos de campo serão realizados no período de 16 a 22 de janeiro.

No levantamento divulgado agora, a Conab não fez trabalho de campo e as informações divulgadas foram baseadas em contatos telefônicos com alguns produtores rurais, entre os dias 13 e 17 de dezembro. Como muitos deles, principalmente na região dos cerrados, estavam nas fazendas, cuidando do plantio, a próxima pesquisa deverá apresentar resultados bem mais significativos, desde que as condições climáticas se mantenham favoráveis como no momento. É provável, também, que ainda este mês alguns produtores comecem a colheita de soja, por conta da antecipação do inverno nos cerrados piauienses este ano.

O prognóstico climático para os meses de janeiro, fevereiro e março indica que o volume de chuva deve ficar um pouco acima da média histórica no Piauí, o que será altamente benéfico para a produção agrícola do estado. O prognóstico climático mantém as mesmas condições para o Maranhão, o Ceará, o oeste da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, e norte da Bahia.

De acordo com o quarto levantamento, a soja, como já vem ocorrendo nas safras passadas, é o carro-chefe da produção de grãos do Piauí. A área plantada nos cerrados piauienses cresceu 9,9%, passando de 343,1 mil para 377,1 mil hectares e a produtividade esperada é de 3 mil quilos por hectare. Com isso, pela primeira vez, a soja ultrapassará a marca de 1 milhão de toneladas numa única safra. A estimativa da Conab, no momento, é de que sejam colhidas 1,131 milhão de toneladas. O crescimento na produção será de 30,3%.

Em termos percentuais, no entanto, na safra 2010/2011 o arroz deverá apresentar o melhor desempenho. Se confirmada a produtividade de 1,836 mil quilos por hectare, contra 840 quilos da safra passada, serão colhidas 248,6 mil toneladas, um incremento de 119,4% em relação ao ano passado.

O feijão também deverá ter uma boa produção. Pelo levantamento da Conab, a produção na próxima safra chegará a 61,5 mil toneladas, contra 34,1 mil do período anterior, aumento de 80,4%. A área plantada de feijão cresceu pouco, apenas 0,3%, mas os técnicos estimam que a produtividade salte de 160 para 287 quilos por hectare, um incremento de 79,4%.O milho, outra cultura tradicional no Piauí, terá uma produção superior em 33,6% em relação à safra passada, alcançando 472,3 mil toneladas. A produtividade deverá alcançar 1,512 mil toneladas por hectare, 32,6% a mais do que a registrada ano passado.

fonte: pi.gov

Popular Posts