Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Governo vai recorrer para impedir retorno de taxa do Detran




O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), através de decisão do desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, determinou o retorno da cobrança da taxa Siraf, que é estabelecida sobre veículos financiados. Nesta semana, o governador Wilson Martins tinha autorizado o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) a não efetuar mais a cobrança aos condutores.

O valor da taxa Siraf varia entre R$ 180 e R$ 250, dependendo do valor do veículo. O próprio tribunal já havia julgado o tributo como inconstitucional, mas a cobrança continuava em vigor por força de liminar da empresa FDL, responsável pela taxa, impetrada junto a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda.

Para que o valor deixe de ser repassado aos proprietários de veículos é necessária a publicação de acórdão, que já se arrasta há mais de seis meses. De acordo com o procurador geral do Estado, Kildere Ronne, o prazo deveria ser de apenas 10 dias. “O que vamos fazer agora é provocar o tribunal para que o recurso seja apreciado”, informou.

O procurador diz ainda estranhar a decisão do desembargador, que confronta o que havia sido estabelecido pelo TJ. “É no mínimo estranha essa decisão, já que o tribunal declarou a inscontitucionalidade. O governador vai manter firme a posição de suspensão da taxa para que a cobrança não se estenda aos condutores”, afirmou.

pi.gov

Popular Posts