Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Polícia Federal pede ao Tribunal de Contas do Piauí dados sobre prefeitos

 

A Polícia Federal solicitou ontem ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) informações das prestações de contas dos municípios piauienses que estão sendo investigados no inquérito que apura desvios de recursos públicos através de notas fiscais frias. Durante reunião com o presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros, os delegados responsáveis pela Operação Geleira solicitaram o desmembramento dos relatórios de contas por município.

Eles querem o detalhamento de todas as empresas que venderam ou prestaram serviços para as prefeituras e para os prefeitos e ex-prefeitos que estão sob investigação. Os delegados Janderlyer Gomes de Lima, José Olegário e Alexandre Uchôa foram ao TCE para agilizar a liberação dos documentos. A comissão de delegados agradeceu a ajuda já prestada pelo TCE durante as investigações que culminaram na Operação Geleira, deflagrada no último dia 19 com a prisão de 30 pessoas, entre os quais sete prefeitos e dois ex-prefeitos municipais.

Todos os presos já foram colocados em liberdade, já que as prisões eram temporárias. A Polícia Federal trabalha agora na apuração das provas dos desvios e na análise dos documentos apreendidos e das informações de movimentações bancárias dos acusados, repassadas pelas instituições financeiras. A meta da Polícia Federal é acelerar o trabalho para concluir o relatório dentro do prazo previsto, de quatro a cinco meses, a fim de encaminhar a conclusão ao Ministério Público Federal para que o órgão entre com ações de improbidade administrativa contra os gestores envolvidos.

A PF já anunciou que vai solicitar o bloqueio de contas e o seqüestro dos bens dos culpados para ressarcir o dinheiro aos cofres públicos. A Operação Geleira foi desencadeada nos municípios de Uruçuí, Landri Sales, Marcos Parente, São Raimundo Nonato, Várzea Branca, Caracol, Elizeu Martins, Ribeira do Piauí, Porto, Amarante, Miguel Leão, Floriano. Foram presos os prefeitos Valdir Soares (PT), de Uruçuí; Joeldison Rodrigues (PTB), de Landri Sales; Isael Macedo Neto (PTB), de Caracol; Teresinha Dantas (PSDB), de Elizeu Martins; Jorge de Araújo Costa (PTB), de Ribeira do Piauí; Bismark de Arêa Leão (PTB), de Miguel Leão; e Domingos Bacelar de Carvalho (PMDB), de Porto.

Os ex-prefeitos Chico Filho (PMDB), de Uruçuí, e Juraci Alves Rodrigues (PTB), de Marcos Parente, também foram detidos. Além dos prefeitos, ex-prefeitos, assessores, servidores e empresários presos, a PF também está convocando para depor gestores e ex-gestores das cidades onde a operação foi realizada, além de outros servidores públicos.
Fonte: Diário do Povo

Popular Posts