Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Governo deve fazer forte corte de gastos este ano, diz secretário do Tesouro


 

O governo federal deverá fazer um forte corte de gastos em 2011 para manter o crescimento da economia em um ritmo sustentável, indicou hoje (28) o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin.

Em dezembro, o Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) registrou superávit primário recorde de R$ 14,4 bilhões e, no acumulado do ano, cumpriu a meta, com R$ 78,966 bilhões, ou 2,16% em relação ao Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país).

“Quando a economia está se expandido mais fortemente, é importante que o setor público possa agir como elemento moderador, como estamos prevendo em 2011. Por isso, deverá haver um contingenciamento forte”, enfatizou Augustin. Segundo ele, as medidas serão para manter a economia crescendo como o previsto, mas na “velocidade adequada”.

Todo os anos, o governo faz um contingenciamento no Orçamento para depois reajustá-lo conforme as receitas. A expectativa é que os números sejam divulgados até a segunda semana de fevereiro. Mesmo com os cortes, a presidenta Dilma Rousseff reiterou ontem (27) que manterá o orçamento das obras da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). 

fonte:agenciabrasil

Popular Posts