Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

MAIS UMA BARRAGEM EM SEU NÍVEL MAXIMO


Barragem Poço Marruás
Barragem Poço Marruás

A barragem Poço Marruá, no município de Patos do Piauí, a 399 quilômetros de Teresina, inaugurada pelo governador Wilson Martins em junho do ano passado, já conseguiu acumular 37 metros de coluna d’água, o que equivale a cerca de 140 milhões de metros cúbicos. Se o inverno continuar no mesmo ritmo até o final, a barragem deverá sangrar ainda em 2011.

“Poço Marruás não seca nunca mais”, garante o engenheiro Norbelino Lira de Carvalho, responsável pela sua conclusão no período em que presidiu o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).

A barragem garante o abastecimento d’água de cerca de 20 mil pessoas nos municípios de Patos do Piauí, Jacobina, Caridade, Simões e Curral Novo, todos na região do Semiárido piauiense, a mais seca do Estado, antes abastecidos por caminhões-pipas nos períodos de estiagem.

Norbelino Carvalho também destaca a perenização do rio Itaim até o encontro com o rio Canindé, em Oeiras. Nos últimos anos, devido a construção de barragens, também são perenes os rios Piauí e Guaribas. “Estes rios também não secam mais, vão ter água o ano inteiro”, adianta o engenheiro.

O atual presidente do Idepi, Átila Jesuíno, explica que a parede da barragem de Poço Marruás tem 48 metros de altura e sua capacidade total de armazenagem chega a 293.4 milhões de metros cúbicos de água. Além disso, conta com uma estação de tratamento d’água para garantir a qualidade do produto que é distribuído para os municípios da região. A adutora que leva água nas comunidades possui 124 quilômetros de extensão.

Na construção de Poço Marruás, o investimento total chegou a R$ 161,9 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com contra-partida do Governo do Estado. A água da barragem também será utilizada na demanda rural, como irrigação, cultura de vazante, criação de peixes e para o lazer.

pi.gov

Popular Posts