Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Governo investe na modernização da Polícia Militar



     O sistema de monitoramento digital urbano por meio de câmeras de segurança é uma das ferramentas mais modernas de combate à criminalidade no mundo inteiro. No Brasil, está presente nas grandes cidades. No estado de São Paulo e no Rio de Janeiro o sistema serve de apoio para polícia e a justiça. No Piauí o Governo do Estado também adotou o programa de monitoramento, ele faz parte do projeto de modernização da Polícia Militar do Piauí. Foram investidos R$ 1,3 milhão para compra de 30 câmeras de vídeo.

     Só neste mês, foram instaladas 10 câmeras nas zonas Sul e Sudeste de Teresina. Agora, o próximo passo é instalar mais 20 câmeras, 10 no Centro da cidade e 10 nas zonas Leste e Norte. As câmeras inteligentes vão monitorar durante 24 horas os pontos estratégicos de Teresina. O posicionamento de cada equipamento foi esquematizado levando em conta as regiões críticas e sensíveis de acordo com o plano de segurança da PM.

   O equipamento é de última geração, similar ao usado em eventos esportivos de grande porte. As câmeras têm zoom de alcance de 600 metros e um deslocamento de 360° na horizontal e 240° na vertical. As câmeras também são resistentes a disparos de armas de fogo e a chuva.

    A previsão é que até o dia 31 de dezembro toda a estrutura do Guardião Eletrônico esteja em funcionamento pleno. A Polícia Militar vai designar policiais militares para o projeto. O responsável pela área de informática da polícia, capitão Edson, disse que o guardião cidadão é um aparato de grande apoio para o trabalho da polícia. “As câmeras serão ferramentas de apoio fundamental para a polícia moderna, terminada a fase experimental, vamos dar toda a sustentação e apoio para a polícia na solução de casos e apoio de investigação”, disse o responsável pela implantação do sistema no Estado.

    O sistema de vigilância eletrônico também é integrado ao Ronda Cidadão. “Nossas viaturas são monitoradas 24 horas com câmeras de ótima resolução, todo material vai para o Comando da Polícia e fica armazenado em um disco específico para isso, assim como as imagens geradas pelas câmeras do guardião, as nossas também colaboram com o trabalho da polícia”, ressaltou o tenente-coronel Sá Junior.

fonte: pi.gov.br

Popular Posts