Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Experiência de Inclusão do Piauí será encaminhada à ONU



     O Piauí será destaque nacional pela sua experiência no quesito promoção  dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Estado vai participar da elaboração de um relatório que será encaminhado à Organização das Nações Unidas (ONU).

    A informação é do secretário para inclusão da pessoa com deficiência, Helder Jacobina, que vai representar a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) no III Encontro Nacional de Órgãos Gestores Estaduais responsáveis  pela política de inclusão  da pessoa com deficiência no Brasil, promovido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SNPD, nos dias 1º e 2 de dezembro, em Brasília.

     Em todo o Brasil, hoje, apenas os Estados do Piauí e São Paulo contam com secretarias específicas para cuidar da política de inclusão da pessoa com deficiência. “Mais uma vez, o Piauí será referência para outros estados quanto à promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pois vamos participar do relatório que será encaminhado à ONU”, explica Helder Jacobina.

     Na ocasião, o secretário vai fazer uma explanação das ações de inclusão desenvolvidas no Estado em suas diversas áreas, como, por exemplo, saúde (rede estadual de reabilitação, o Ceir e a oficina ortopédica), a educação inclusiva (Ceir, laboratórios multifuncionais), a acessibilidade, a garantia dos direitos (Ministério Público e Defensoria), a interiorização das ações de inclusão através dos fóruns.

    No encontro será apresentada a nova estrutura da SNPD e suas competências e atribuições regulamentadas pelo Decreto n. 7.256 de 4 de agosto de 2010, além de tratar sobre o monitoramento e cumprimento da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, a ser encaminhado à ONU em razão dos dois anos de ratificação desse tratado. Serão também apresentados os frutos da Agenda Social lançada em 2007.

fonte: pi.gov.br

Popular Posts