Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Plano Nacional de Cultura é discutido em Teresina



     Foram quatro anos de discussões até que finalmente o Congresso Nacional aprovasse, por unanimidade, o Plano Nacional de Cultura (PNC) no último dia 9 de novembro. Faltando agora apenas a sanção presidencial, é hora de tornar o plano realidade afim de que sejam implementadas de fato políticas públicas voltadas à promoção da diversidade cultural brasileira.

     A importância dessa aprovação foi tema de uma palestra realizada nessa terça-feira (23), na sala Torquato Neto, no Clube dos Diários, com a chefe da regional Nordeste do Ministério da Cultura (MinC), Tarciana Portela.

     O PNC é o primeiro planejamento de longo prazo para a área cultural na história do país e tem uma meta de a cada 10 anos ser submetido pelo poder legislativo para revisões e correções. Segundo Tarciana, o Plano é fruto de uma construção coletiva através de discussões com artistas, produtores, gestores e empresários. “Agora, o Ministério da Cultura terá seis meses para definir metas a atingir na implementação do plano”, explicou.

   A representante do MinC lembrou que o PNC possui princípios como liberdade de expressão, diversidade cultural e responsabilidade sócio-ambiental. Possui também objetivos bem definidos como proteger e promover o patrimônio artístico e universalizar o acesso a arte e cultura. Para ela, a cultura do Nordeste agora se vê fortalecida e um grande passo foi dado para esse desenvolvimento.

     Agora, é preciso que os municípios estipulem metas que coloquem a Cultura como uma das prioridades do Estado. “Cada município precisa definir suas próprias diretrizes. É preciso que sejam criadas secretarias, fundos e conselhos de cultura”, enfatizou.

fonte: pi.gov.br

Popular Posts