Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Entenda como são calculados os juros



     Os juros são uma quantia que os bancos pagam ou cobram de seus clientes pelo trabalho de guardar ou emprestar dinheiro. 

     Quando uma pessoa deposita um valor no banco, está, na verdade, emprestando esse dinheiro para a instituição. Em troca, o banco paga uma taxa de juros sobre o montante depositado. Por exemplo, se foram depositados R$ 100 na poupança em determinado mês, e no mês seguinte apareceram R$ 2 a mais, esse valor adicional significa os juros pagos pelo banco. Os juros pagos pela poupança são definidos pelo Banco Central. Os demais investimentos pagam juros determinados pelas próprias instituições financeiras, com base principalmente na taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

     Se, ao contrário, o cliente pede dinheiro emprestado ao banco, a instituição cobra juros em cima do valor que disponibilizou. Portanto, quando contrata um empréstimo ou financiamento, o consumidor precisa devolver o montante disponibilizado pelo banco acrescido dos juros – essa devolução normalmente é feita em um número de prestações previamente combinado. Os juros cobrados em empréstimos ou financiamentos devem ser informados ao consumidor pelas instituições financeiras e também são divulgados pelo Banco Central.
 
Fonte: Banco Central do Brasil

Popular Posts