Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Aneel reduz em até 90% tarifa de energia elétrica para aquicultores

Aneel reduz em até 90% tarifa de energia elétrica para aquicultores
Aquicultores terão descontos entre 60% e 90% na conta de energia elétrica, a exemplo do que já ocorre tradicionalmente no setor agropecuário

     Produtores que se dedicarem a aquicultura terão descontos entre 60% e 90% na conta de energia elétrica, a exemplo do que já ocorre tradicionalmente no setor agropecuário. A resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de número 414, divulgada nesta quarta-feira (17) pelo Ministério da Pesca, passou a reconhecer a aquicultura como atividade agropecuária e ainda como classe incluída no desconto de tarifas de energia elétrica em regulamentação consolidada.

     A resolução entende aquicultura como a “atividade de criação ou reprodução de animais ou vegetais aquáticos, com o objetivo de produzir alimentos para o consumo humano”.

     A resolução nº 414 determina que as distribuidoras de energia elétrica de todo o País concedam os descontos especiais na tarifa de fornecimento relativa ao consumo de energia elétrica ativa, na carga destinada à aquicultura. Mas condiciona isto a três fatores: a unidade consumidora deve ser atendida pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), que atualmente é responsável pelo fornecimento de aproximadamente 96,6% da energia no País. O consumidor deve também fazer a sua solicitação por escrita e, o interessado não pode ter débitos vencidos junto à distribuidora, relativos à unidade consumidora beneficiada com o desconto.

     O desconto deve ser aplicado em um período diário continuo de oito horas e trinta minutos. O estabelecimento dos horários será feito mediante acordo com o respectivo consumidor, garantindo o horário de 21h e 30 minutos às 6 h do dia seguinte.

     Conforme a resolução, o desconto para as cooperativas de eletrificação rural incidirá sobre a soma dos consumos de energia elétrica dos cooperados, verificados no período estabelecido, cabendo à cooperativa fornecer os dados necessários para a distribuidora.

     Alcançam descontos de 90% os estados do Nordeste, o estado do Espírito Santo e os municípios mineiros do Vale do Jequitinhonha ou do norte do estado, incluídos na área de atuação da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene). O desconto é de 80% para a região Norte, o Centro-Oeste e os demais municípios do estado de Minas Gerais, enquanto. Nas demais regiões os descontos são de 70% para projetos de alta tensão e de 60% para os de baixa tensão.


Popular Posts