Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Sefaz faz operação nas pontes que ligam o Piauí ao Maranhão


Em apenas duas horas da Operação Especial Pontes, o setor de fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Política Militar, conseguiu recuperar, via arrecadação direta, R$ 7.614,41 para o cofre estadual.

“A principal finalidade desse tipo de operação é combater a concorrência desleal, uma vez que a repercussão da entrada desses produtos vindos de outros Estados de forma irregular não é apenas na carga tributária, mas também prejudica os contribuintes locais que pagam seus impostos regularmente, favorecendo a concorrência desleal”, comenta o gerente de Controle de Mercadorias em Trânsito da Sefaz, Carlos Gomes.

Nessa operação, que ocorreu nessa terça-feira (1º), foram feitas cerca de 320 abordagens nas fiscalizações de veículos oriundos do Maranhão, que trafegavam pelas pontes da Amizade, Metálica e da Tabuleta. A maior irregularidade constatada nas abordagens foi o transporte de mercadorias sem nota fiscal, como alho, feijão branco, feijão e goma, carnes, cimento, cosméticos, bebidas, e até equipamentos de informática. Sendo que, as ocorrências relacionadas aos cosméticos e bebidas geraram uma arrecadação superior a R$ 4.000,00, incluindo o valor do ICMS arrecadado e das multas aplicadas.

Foram mobilizados nessa operação, que iniciou às 7h30 e terminou às 9h30, cerca de 10 agentes da Sefaz e 2 policiais militares. Segundo Carlos Gomes, a Secretaria fez um planejamento para realizar operações surpresas em todo o Estado, descentralizando a administração de blitz em todas as regiões, não somente nas principais entradas de veículos vindos de outros Estados, como as pontes, mas abrangendo também as BRs, em parceria com a Polícia Rodoviária.

pi.gov/

Popular Posts