Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Números de mulheres com AIDS é maior em Parnaíba



Por ser uma doença silenciosa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida AIDS está presente em meio à sociedade ser percebida. Segundo dados do Centro de Testagem e Acolhimento em Parnaíba, o CTA, entre os anos de 2004 e 2009 foram feitos 2.953 exames onde foram encontradas 129 pessoas com o vírus. Atualmente 118 pessoas fazem tratamento em Parnaíba.
 
A assistente social, Alice Vitória, informou que o número de mulheres com vírus da AIDS é maior do que o de homens porque elas procuram fazer o exame com maior freqüência. Quando existem homens que têm a doença e não sabem, nem procuram fazer o teste. Em 2010 foram registrados 17 casos com resultado positivo, sendo cinco homens e 12 mulheres.
 
O teste é gratuito e as mulheres se ficarem gestantes devem fazer o exame para um tratamento precoce se for o caso. O público de maior incidência é entre os 25 e 34 anos. Em Parnaíba há tratamento pelo Serviço Ambulatória Especializado (SAE) que fica na rua Passajarina, 247, bairro Boa Esperança. O telefone é (86) 3323 2008. A prevenção é o remédio mais eficaz.  

Portal Costa Norte

Popular Posts