Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Polícia Federal tem mais de 600 inquéritos de desvios em prefeituras

   
Delegado Janderlyê Gomes, da Polícia Federal: inquéritos investigam desvio de recursos federais

A Polícia Federal tem atualmente 1.200 inquéritos em andamento - mais de 600 deles envolvem denúncias de desvios de recursos públicos em prefeituras e órgãos públicos, segundo o delegado de combate ao Crime Organizado da PF, Janderlyê Gomes Lima. "Mais de 50% dos inquéritos nos quais trabalhamos hoje apuram denúncias de desvios de recursos públicos em prefeituras e órgãos da administração pública", declarou. Um deles culminou, na semana passada, na prisão de 30 pessoas, entre elas prefeitos e ex-prefeitos. 

A Operação Geleira da Polícia Federal prendeu 7 prefeitos e 2 ex-prefeitos e mais 21 pessoas, entre elas, contadores, servidores públicos, parentes e empresários. Os envolvidos são investigados por desvio de recursos da compra de merenda escolar e medicamentos. Estima-se que mais de R$ 20 milhões tenham sido desviados pelo esquema que fabricava notas frias para justificar gastos fantasmas. 

O superintendente da Polícia Federal no Estado, Marco Antonio de Farias, não descarta prisões de mais prefeitos, ex-prefeitos e outros possíveis envolvidos em atos ilícitos envolvendo recursos públicos. "Não podemos dizer que novas operações serão realizadas, mas a Polícia Federal sempre trabalha com a perspectiva de apurar os crimes e proceder às prisões que se fizerem necessárias", afirmou.  


Marco Antonio de Farias destacou que a Operação Geleira se destacou de outras ações do tipo por ter sido realizada em conjunto com a Controladoria Geral da União e o Ministério Público Federal, e com o apoio da Secretaria Estadual da Fazenda. "Esse trabalho em conjunto contribui decisivamente para resultados mais efetivos", observou. 



fonte:diariodopovo

Popular Posts