Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Laudo do Crea-PI aponta: Péssima qualidade e falhas na obra da orla


O Laudo de Vistoria da Orla da Praia de Atalaia, em Luís Correia-PI, realizado por uma equipe de profissionais com habilidade para tal fim, verificou a qualidade, solidez, fatores de conservação, depreciação, acessibilidade, saúde dos elementos construtivos, segurança e funcionalidade dos elementos do empreendimento. O presente laudo também teve como objetivo constatar as ocorrências e condições de execução da obra de urbanização da Orla.

Durante a vistoria foram retirados, aleatoriamente, peças do meio-fio e do passeio público, executadas em bloco sextavado comum de concreto (tipo Blokret). O material foi trazido para Teresina e encaminhado para uma empresa especializada a fim de que fossem realizados testes de resistência.

Com a divulgação dos resultados dos testes, a equipe responsável pelo Laudo de Vistoria concluiu que o material que está sendo utilizado na obra apresenta resistência inferior ao que está especificado no projeto.

Foram encontradas ainda falhas nas estruturas de madeira e verificado que as ferragens das tesouras não estão adequadamente tratadas para suportar a agressividade natural do meio, que possui alto teor de salinidade.

Com relação as instalações hidro-sanitárias, foi verificado que a água distribuída nos chuveiros externos está canalizada para escoamento na sarjeta.

Não foi visualizado nenhum tipo de projeto referente à Acessibilidade e os sarjetões construídos ao longo da pista de rolamento em asfalto estão sujeitos a entupimento com facilidade, já que a quantidade de areia poderá vir a obstruir tanto as sarjetas, quanto as galerias nas quais desaguam.

 
Após a constatação de todos esses itens e ainda com o resultado dos testes de laboratório, concluiu-se que o material com o qual está sendo realizada a obra está abaixo do especificado no projeto e que os serviços realizados na Orla de Atalaia deixam dúvidas quanto a sua eficácia e qualidade.


A vistoria na Orla da Praia de Atalaia aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro de 2010 e teve como participantes as seguintes instituições: Crea-PI, Corpo de Bombeiros de Parnaíba, Capitania dos Portos do Estado do Piauí, Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Luís Correia, Secretaria de Turismo da Prefeitura de Luís Correia e Engenheiros do Patrimônio da União de Parnaíba.




fonte: 180graus

Popular Posts