Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Governador determina gestão eficiente e focada no crescimento com inclusão

Reunião com gestores
Reunião com gestores


Na primeira reunião com o novo secretariado do Governo do Estado, realizada na manhã desta segunda-feira (3), no Palácio de Karnak, o governador Wilson Martins determinou que a equipe dedique-se a uma gestão pública eficiente, focada no crescimento econômico com inclusão social. O objetivo é implantar uma gestão pública de metas e controle de resultados. O governador fez ainda um apelo a seus auxiliares para que respeitem o “doutor povo”.


Wilson Martins iniciou a reunião apresentando a nova logomarca do Governo do Estado. “Ela traz a bandeira do Piauí em um formato de coração, simbolizando a crença no amor de nossa gente pelo Piauí”, afirmou o governador. Segundo Wilson, o grande desafio de seu segundo mandato é “fazer mais com menos”. “Temos de crescer com justiça social. Avançamos muito nos governos Lula e Wellington Dias e acreditamos que podemos crescer muito mais”, ressaltou o governador.


Para fazer mais com menos, o Governo aposta no planejamento: definição de metas, acompanhamento de ações e cobrança de resultados. “Estudamos exemplos do Ceará, de Pernambuco, do Espírito Santo - isso para citar governos socialistas que deram muito certo. Metas e resultados são o ponto básico do nosso projeto”, disse o governador.


Dentre as prioridades apontadas pelo governador estão a continuidade de ações já executadas, como obras estruturantes, expansão do Ensino a Distância e da educação tecnológica, melhoria do atendimento em saúde e da segurança pública, fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais e investimentos em turismo, além de projetos pontuais como a conclusão do trecho piauiense da ferrovia Transnordestina e do Porto de Luís Correia, início da rodovia Transcerrados e do Complexo Materno-infantil de Teresina.


Como meio para alcançar esses objetivos, o governador destacou a importância da unidade entre o secretariado. “Os objetivos são do Governo. Os secretários são operadores. É preciso que haja apoio, ao invés de competição. Também temos de evitar a sobreposição de ações entre as secretarias”, ressaltou. Ao fim da reunião, Wilson Martins destacou a confiança no seu novo secretariado e o otimismo em relação ao sucesso do trabalho a ser desenvolvido pela equipe a partir de agora.


Mesmo otimista, o governador admitiu, porém, a existência de dificuldades, especialmente relacionadas à questão financeira. “Vamos economizar o que for possível. Fizemos um ajuste inicial e vamos racionalizar a máquina. Estamos muito perto do equilíbrio. Mas não podemos gastar além do que podemos pagar”, ponderou.


Secretário tem 10 dias para apresentar planos de ações para o 1º semestre



Reunião com Gestores da Administração Direta e Indireta
Durante a reunião com o secretariado, o governador Wilson Martins estabeleceu o prazo de 10 dias para que sejam enviados planos de ações para o primeiro semestre de cada pasta. A execução dessas metas será acompanhada através de reuniões setoriais que serão realizadas a cada segunda-feira com a presença do governador. Essas reuniões envolverão órgãos distribuídos nos seguintes setores: Infraestrutura e Meio Ambiente, Social I, Social II, Institucional, Segurança e Justiça, e Desenvolvimento Econômico.


Os planos a serem apresentados pelos secretários devem conter as seguintes informações: diagnóstico; metas (factíveis); prazos e responsáveis; custos (fontes e recursos); lista de obras em andamento (estágio atual e pendências).


Esses planos deverão balizar as primeiras reuniões setoriais do Governo do Estado. De acordo com Wilson Martins, essas reuniões de monitoramento permitirão o acompanhamento frequente das ações do Governo e, consequentemente, maior eficiência da administração estadual. A cada semana, devem acontecer duas reuniões setoriais. Dessa forma, cada setor se reunirá a cada três semanas.


Para a melhoria da gestão pública, o governador determinou ainda a recriação da Comissão de Gestão Financeira (CGF), que será encabeçada pelo secretario estadual de Fazenda, Silvano Alencar, e contará com a participação das Secretarias Estaduais de Administração e Planejamento, além da Controladoria Geral do Estado.


“Essa Comissão irá orientar o governador sobre a autorização de despesas. Novos convênios, por exemplo, precisarão passar pela CGF. Os pagamentos pendentes devem ser encaminhados à Comissão para reprogramação”, comentou o governador.


O secretário estadual de Planejamento, Sérgio Miranda, destacou a parceria entre o Governo do Estado e o Movimento Brasil Competitivo, uma Organização Não-Governamental que presta consultoria a fim de que elementos do ramo empresarial possam ser implementados no âmbito da administração pública. “Temos experiências muito exitosas com esse grupo, como em Pernambuco. Mas não podemos esperar o resultado dessa consultoria para imprimir um novo ritmo à administração. Por isso precisamos desse olhar orientado que estamos tentando implantar”, relatou Sérgio Miranda.


Parcerias


O governador destacou ainda durante a reunião com o secretariado a boa relação mantida com a presidenta Dilma Rousseff e com os titulares dos diversos órgãos do Governo Federal. Wilson destacou a parceria com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra (que é de seu partido, PSB), da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, Alexandre Padilha, - áreas consideradas prioritárias pelo governador.


“O Piauí não pode se dar ao luxo de desperdiçar a oportunidade de fazer uma grande parceria com um Governo Federal eleito junto com o Governo Estadual”, complementou Wilson Martins.


Outra importante parceria destacada pelo governador durante a reunião com o secretariado é com os representantes da bancada piauiense no Congresso Nacional. “Também vamos manter uma boa relação institucional com o Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, com organizações da sociedade civil, com o povo. Queremos fazer um governo transparente”, assegurou Wilson Martins.


fonte: gov.br

Popular Posts