Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Átila Lira assume Educação e anuncia mudanças

Posse de Átila Lira
Posse de Átila Lira

O deputado federal Átila Lira anunciou na manhã desta segunda-feira (3), ao assumir o comando da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc), que a partir de agora a escolha dos gerentes regionais de educação será feita através de seleção pública. Em Teresina, enquanto se inicia o processo de seleção, o posto será ocupado pelos melhores diretores escolares. Ele garantiu também que a eleição direta para diretores de escolas vai continuar, mas será aperfeiçoado com a capacitação dos candidatos. para que eles possam trabalhar melhor.


Átila Lira assumiu a Seduc em solenidade realizada no pátio da secretaria, no Centro Administrativo, em ato que contou com a presença de centenas de professores da rede estadual de ensino. “O nosso papel será o de prosseguir e aprofundar as ações exitosas, que são muitas. São gestões que se complementam”, disse.


O secretário defendeu uma integração maior com os municípios e garantiu que a qualidade no ensino público será a grande meta a ser alcançada. Neste campo, o trabalho começa com a criação de um índice próprio de avaliação da educação no estado, projeto a ser implantado com a cooperação de técnicos dos estados do Ceará e Pernambuco, que já contam com experiência no setor. “O governo vai trabalhar com o sistema de planejamento com resultados. Teremos metas a cumprir e vamos trabalhar com transparência”, acrescentou.


Átila reconheceu que a universalização do ensino médio no Piauí, que hoje já chega a povoados e assentamentos da zona rural, foi um grande avanço, mas defende que a educação profissionalizante seja incorporada ao processo de formação. Para isso, pretende usar como principais parceiros o Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) e o Sistema S, formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).


A educação em tempo integral será, igualmente, uma das prioridades do Governo. “A escola integral é uma discussão que já acontece há bastante tempo e o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação estabelece como meta que 50% das escolas públicas brasileiras adotem esse sistema. O Piauí já tem uma experiência inquestionável”, concluiu.


fonte: pi.gov

Popular Posts