Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Empregos gerados pelo Sine cresceu seis vezes em dezembro




A Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendimento, através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), conseguiu gerar seis vezes mais empregos com carteira assinada no Estado, no mês de dezembro. Se em novembro quantidade de vagas geradas pelo sistema foi de 260, em dezembro o Sine-PI conseguiu inserir no mercado 1.600 novos trabalhadores formais, 1.431 deles apenas em Teresina.

O incremento substancial no último mês do ano traz boas perspectivas para 2011, quando a Secretaria do Trabalho traça novas metas para um crescimento ainda maior e, principalmente, para consolidação das novas vagas no mercado. Em reunião setorial com o governador Wilson Martins, nessa segunda-feira (17) a Secretaria apresentou as metas para este ano.

O objetivo do Governo, além de garantir que a geração de empregos formais no Estado continue crescendo acima dos índices do país, é investir no empreendedorismo e especialmente na qualificação do trabalhador. “A geração de empregos com carteira assinada é a prova de que a economia brasileira e especialmente piauiense está passando por um bom momento. Precisamos investir na permanência desse trabalhador no mercado e para isso a qualificação deve fazer parte de uma estratégia transversal, que perpassa todas as secretarias do Governo”, disse o governador Wilson Martins.

De acordo com a secretária do Trabalho, Larissa Maia, os números ainda indicam uma forte aceleração da economia nos últimos meses do ano passado, o que prepara o terreno para uma boa fase em nível estadual. “Além de mantermos um crescimento acima da média nacional, o Piauí cresce de forma diferenciada do país, que possui mais ofertas de empregos no comércio, serviço e indústria. Atualmente, novas vagas estão sendo abertas, especialmente na construção civil, serviços e comércio. Isso nos orienta, inclusive, sobre quais os setores que merecem uma maior atenção em 2011”, disse.

Ela ressalta que até o próximo mês será colocado em vigor o Plano Estadual de Qualificação Profissional e Empreendedorismo, que prevê a capacitação contínua de pessoal. A meta é que este ano sejam capacitados 7,5 mil trabalhadores.

De acordo com números do Ministério do Trabalho e Emprego, a meta da geração de 2,5 milhões de emprego formal para 2010 foi batida ainda em novembro. O Piauí tem conseguido manter dois pontos percentuais de crescimento acima do índice do país. Em novembro, por exemplo, enquanto a geração de emprego no país cresceu 7,7%, no Piauí esse número ficou em 9,56%.

Popular Posts