Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Educação discute estratégias de melhoria da qualidade do ensino



Uma reunião de trabalho realizada na manhã desta quinta-feira (27), no Metropolitan Hotel, discutiu estratégias de melhoria da qualidade do ensino público no Estado. Participaram da reunião técnicos de ensino da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) e técnicos do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE) e do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) e o secretário da Educação, Átila Lira.

Durante a reunião foi apresentada a atuação do IQE no Estado, quantitativos das redes de ensino, desempenho dos programas do IQE, através de relatórios do programa, bem como perspectivas para 2011.

De acordo com Marta Freitas, diretora da unidade de Ensino-Aprendizagem da Seduc, esses institutos são responsáveis por vários programas voltados para a qualidade da educação, melhorando o ensino fundamental e médio.

No Piauí existem vários programas em andamento como o Quali I e o Quali II voltados para a qualificação de professores do ensino fundamental. Através do Quali I, voltado para séries iniciais do ensino fundamental, são atendidos 125 municípios, contemplando 1.300 professores e 39 mil alunos de 254 escolas. Pelo Quali II são atendidos 6 municípios, contemplando 510 professores e 24 mil alunos de 132 escolas. O Quali II atende às séries finais do ensino fundamental.

A diretora explica que durante o encontro, também, foi apresentada proposta de expansão do Quali II para todas as escolas dos municípios ainda não contemplados. “Afinal, essa tem sido a preocupação do Governo do Estado que é o de melhorar a qualidade do ensino. Além do que esses programas têm como foco a formação dos professores, a capacitação das equipes gestoras dessas escolas e diagnóstico sistemático de desempenho dos alunos”, reforça.

Nesse sentido, o secretário Átila Lira destacou a importância de se trabalhar uma integração entre as redes públicas de ensino, através das parcerias com os municípios. “Nossa intenção é fortalecer a rede pública de ensino, implementando políticas e programas voltados para uma melhoria da qualidade do ensino em todo o Estado”, reforça.


Popular Posts