Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Detran-PI investiga fraude em expedição de CNH




O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), em parceria com a Polícia Civil, está investigando indícios de fraudes no processo de expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CHN). Dois tipos de fraudes são alvos da apuração, uma relacionada à expedição do documento para analfabetos e outra em que os candidatos estariam conseguindo a carteira em período de uma semana, o que é inviável. No caso dos alunos analfabetos, eles não receberam a CNH, pois a fraude foi constatada antes da expedição da mesma.

No primeiro caso, os alunos estariam sendo beneficiados no momento da prova eletrônica, que é realizada após as aulas de legislação de trânsito. Eles teriam ajuda para marcar a resposta correta. Cerca de 450 processos estão sob investigação desde junho de 2010.

O levantamento feito pela Polícia Civil detectou que a maioria dos candidatos reside em outros estados e por isso não receberá a carteira de habilitação. Os candidatos residentes no Piauí, quando não houver a comprovação de fraude, poderão ter a chance de fazer uma nova prova. Segundo o Detran, nenhuma habilitação foi expedida para os candidatos enquadrados no caso, já que a fraude foi detectada ainda no momento de realização da prova.

No segundo tipo de fraude, os alunos estariam recebendo facilitação nas autoescolas para cumprir a carga horária exigida pelo Departamento Nacional de Trânsito, que é de 45 horas para as aulas teóricas. As empresas estariam registrando aulas dos alunos nos três turnos para que eles conseguissem passar por todo o processo em uma semana.

De acordo com o diretor geral do órgão, Tiago Vasconcelos, o processo de investigação partiu por iniciativa do Detran. "Estamos apurando todas as informações e assim que o inquérito estiver concluído iremos punir os responsáveis. Se comprovadas as fraudes, os candidatos não receberão a habilitação e havendo comprovação do envolvimento de autoescolas elas serão descredenciadas", informou.


Popular Posts