Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Imepi apreende brinquedos na Operação Natal

Imepi
Imepi

     O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) efetuou a apreensão de brinquedos em Teresina nessa terça-feira (30), primeiro dia da Operação Natal. Segundo informou a chefe do Setor da Qualidade do órgão, Maria José, o material apreendido durante a fiscalização era comercializado em lojas da rua Lizandro Nogueira, centro da capital.

     Ao final dessa operação, que se estenderá até o dia 3 de dezembro, o material coletado será destruído. Além de brinquedos, o Imepi também fiscaliza luminárias natalinas, os tradicionais pisca-pisca, seguindo determinação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e da Qualidade Industrial (Inmetro).

     No caso dos brinquedos apreendidos foi emitida notificação aos comerciantes para que apresentem a nota fiscal de origem no prazo de 10 dias. “Se os comerciantes apresentarem a nota fiscal, a multa vai para o distribuidor”, ressalta Maria José.

     A Operação Natal tem o objetivo de retirar do mercado os produtos sem a certificação do Inmetro. Nos brinquedos é verificado se têm o selo da qualidade, informações indicativas da idade das crianças que podem utilizá-los e se têm substâncias cancerígenas e alérgicas. Os brinquedos precisam atender às normas de segurança, principalmente para evitar problemas de saúde nas crianças.
Quanto às luminárias, os fiscais verificam se na composição tem material ferroso, informações de corrente, tensão, e informação de fabricante.

fonte: pi.gov

Popular Posts