Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Comportamento interfere na taxa de crescimento





     O Piauí teve a 6ª menor taxa de crescimento populacional da última década, foi o que mostrou o Censo 2010. Da pesquisa realizada em 2000 para 2010 a população cresceu 9,70%, cerca de 0,93% ao ano.


     Segundo o supervisor de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Piauí, Pedro Soares, um dos fatores que faz a população do Estado não estar crescendo é o novo perfil da mulher.


     Hoje, as mulheres casam mais tarde, antes a faixa etária era entre 15 e 18 anos, agora é entre 25 e 28 anos. Além disso, grande parte não quer ter filhos, o que modifica a composição das famílias.


     Outro fator é a migração de piauienses para outros estados. “Muitos vão para São Paulo, fazem investimentos e constroem casas aqui no Piauí, mas estas casas ficam desocupadas. É prejuízo com perda de população, as pessoas vão para passar pouco tempo e acabam ficando”, afirma Pedro Soares.


     No Piauí são registrados 1.043.538 domicílios, sendo que 121.186 são domicílios vagos e 72.397 são de uso ocasional (como chácaras, sítios, casas de veraneio).


     O Censo 2010 mostrou também que a população urbana no Piauí é quase duas vezes maior do que a rural. São 2.051.316 residentes em zona urbana e 1.067.699 pessoas na zona rural.


     O Censo Demográfico compreendeu um levantamento de todos os domicílios do país. Durante quatro meses foram visitados 67,6 milhões de domicílios e ao menos um morador forneceu informações sobre todos os moradores de cada residência.


     As informações estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


fonte: pi.gov.br

Popular Posts