Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Agricultura indica áreas para plantio de girassol e milho



     As áreas mais apropriadas para o plantio de girassol na safra 2010/2011 foram indicadas pelo Ministério da Agricultura. O zoneamento agrícola indica municípios dos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. O estudo aponta as áreas que apresentam condições climáticas e solo mais apropriados para a cultura.  
     O girassol (Helianthus annus L.) se adapta a diversos ambientes, podendo ser cultivado em climas temperados subtropicais. A planta tolera baixas temperaturas (5 a8 ºC) durante a germinação e em estágios iniciais de desenvolvimento. As fases mais sensíveis à escassez de água são entre a formação da inflorescência e o florescimento. 
     Para calcular o índice ideal de chuvas de cada região, o estudo, divulgado na sexta-feira (26), levou em conta dados de precipitação pluviométrica de aproximadamente 15 anos. Foram considerados municípios aptos os que apresentaram Índice de Satisfação de Necessidade de Água maior ou igual a 0,55, com frequência de 80% nos anos avaliados, em pelo menos 20% de seu território. Para essas mesmas condições, a temperatura média do ar necessária é superior a 19ºC.
    O Ministério da Agricultura também publicou o zoneamento agrícola para a produção de milho consorciado com braquiária nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Esse tipo de produção é realizada nesses estados principalmente na safrinha (2ª safra), proporcionando formação de palhada, essencial para o sistema de plantio direto. No período de entressafras, a braquiária pode ser utilizada como pasto.

Fonte:

Popular Posts