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Gincana do conhecimento integra alunos com deficiência auditiva

Centro Integrado de Reabilitação (Ceir)
Centro Integrado de Reabilitação (Ceir)

     Os gestos frenéticos das mãos podem confundir quem não conhece, mas a Linguagem Brasileira de Sinais, mais conhecida como liguagem de Libras, é uma ferramenta indispensável para a comunicação de pessoas com deficiência auditiva. Na tarde desta segunda-feira (29), crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), mostraram a importância do uso desta linguagem durante uma competição inusitada.

     O II Show do Conhecimento, realizado no Centro Integrado de Educação Especial (Cies), é uma espécie de gincana cultural entre os cerca de 60 alunos da instituição, onde a disputa é pelo conhecimento. Segundo a diretora do CAS, Raquel Medeiros, o evento, que tem como tema Escutar com os olhos e falar com as mãos, representa o encerramento do ano letivo e as competições envolvem perguntas relacionadas a tudo o que aprenderam durante o ano. “Criamos duas equipes, que foram separadas por nível de aprendizado. O objetivo é estimular o conhecimento deles através de atividades lúdicas”, explicou.

     Para ser atendido pelo CAS, o estudante precisa estar matriculado na rede regular de ensino, seja em escolas municipais, estaduais ou particulares. Lá, eles recebem apoio especializado nos quatro núcleos de capacitação. “Tanto alunos, como professores, pessoas da comunidade e pais são capacitados, aprendem libras. Afinal, não adiantaria nada a criança surda aprender a linguagem se em casa os pais não o entenderem”, disse.

     Para a professora de português do CAS, Olívia Veiga, trabalhar com este segmento é sempre uma surpresa agradável. Ela conta que começou a estudar libras quando se deparou com uma aluna com deficiência auditiva em uma escola regular. “Foi uma situação muito difícil. Por isso, resolvi mostrar meus conhecimentos na língua portuguesa. Eles são alunos interessados e acabamos nos tornando amigos”, revela.

     A interação entre os alunos foi o ponto alto da competição. Iago Pedro, de 13 anos, disse que ficou feliz por ter participado da gincana. Com a ajuda da intérprete, Amparo Passos, Iago falou da importância da comunicação através de libras com as pessoas que cercam os surdos. Para ele, que fez parte da equipe vencedora, o mais importante foi demonstrar a capacidade de todos. “Mesmo sem conseguir falar nós somos capazes de muitas coisas”, disse.

fonte: pi.gov

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