Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Emgerpi adere à campanha voluntária de doação de sangue





     Foi iniciada nesta segunda-feira (29), na Empresa de Gestão de Recursos (Emgerpi), a campanha voluntária de doação de sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). Dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e hoje a Emgerpi levou os colaboradores que se prontificaram a ajudar doando sangue.


     No Hemopi, os doadores preenchem um cadastro com informações de doador e assinam uma lista de presença identificando a empresa onde trabalham. Depois são encaminhados para o hematócrito, que é onde será verificada a quantidade de hemoglobina para saber se o doador está com anemia ou não. Em seguida, ele entrevistado por uma médica. Essa fase é chamada de triagem clínica, onde a profissional identifica se a pessoa está apta a doar. Depois os doadores recebem a bolsa e dois tubos de ensaio para colher o sangue a ser doado e o que vai para a análise. O último passo é a doação.


     Cerca de 30 funcionários da Emgerpi participaram da atividade solidária. Espera-se alcançar o mínimo de 100 voluntários doadores. “Já é o segundo ano de campanha que eu participo, e quando sei que alguém necessita de doação, também faço. Acho esse tipo de iniciativa da Emgerpi como também de outras empresas muito importante, trabalhando sempre a conscientização de seus colaboradores, pois com apenas uma doação você pode salvar quatro vidas. São gestos como esse que salvam vidas”, afirmou Severiano Reis, coordenador do CPD da diretoria de processos imobiliários da Emgerpi.


     A funcionária da diretoria de gestão de pessoas, Fabiana Chaves, afirmou: “é a primeira vez que faço a doação, mas com o trabalho de conscientização e esclarecimento das campanhas realizadas, resolvi perder o medo e aderi. Acho que todos aqueles que podem deveriam doar.”


     A diretora de gestão de recursos, Deuselita Araújo, esclarece que a falta de sangue pode significar a perda de uma vida. Segundo ela, doar é uma atitude necessária de solidariedade, cidadania e amor.


     Susanne Rocha, supervisora de educação e marketing do Hemopi, ressalta a importância de que as doações não devem ser feitas apenas em época de campanha, pois o Hemopi abastece o estado inteiro, a demanda é bem grande. Todos os tipos sanguíneos são muito importantes. Em caso de empresas que queiram fazer campanha nos locais, o Hemopi disponibiliza a coleta externa, no local solicitado. Fazem a verificação se o local é apropriado, seja em faculdades, municípios, empresas, basta ligar para o número 0800 285 4989 e agendar.


     Após 30 dias da doação, o colaborador pode retirar a carteirinha de doador contendo também o resultado da análise feita do material colhido. O processo é realizado com segurança tanto para quem doa quanto para quem recebe a doação.


     Na terça-feira (30), a campanha continua com a participação da diretoria de acompanhamento de obras e do Idepi. Lembrando que quando o voluntário faz o cadastro no Hemopi, ele também pode se cadastrar para ser um doador de medula óssea.


fonte: pi.gov.br

Popular Posts