Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

SENAI-PI realiza consultoria para empresas de alimentos




Dez empresas dos segmentos de carnes, condimentos e especiarias, panificação, laticínios e sorvetes na cidade de Teresina estão sendo beneficiadas com consultoria em implantação orientada em Boas Práticas de Fabricação (BPF).  A atividade está sendo realizada no Centro de Tecnologia em Alimentos (CTA), unidade do SENAI-PI, localizada no Distrito Industrial/Sul da capital.
A ação, que integra o Programa Alimentos Seguros (PAS) teve inicio em julho deste ano e segue até novembro com momentos teóricos e práticos nas empresas, acompanhados por consultores especializados do Programa Alimentos Seguros.
Para o coordenador do CTA e Coordenador Geral do Programa Alimentos Seguros, engenheiro agrônomo Paulo Sérgio de Sales Pires, “o processo de implantação proporcionará às empresas o atendimento a legislação”. Segundo ele, as empresas de alimentação estão necessitando adaptarem-se as exigências na área de segurança do alimento e gestão da qualidade.
“Por isso estamos levando-as para uma adequação e maior abrangência das regras para a produção de alimentos seguros a saúde do consumidor. Todo o processo estabelece os requisitos gerais para a gestão da segurança de produtos considerando a necessidade de proteção à saúde dos consumidores”, afirmou Paulo Pires.
No Estado do Piauí o PAS-Indústria é coordenado pelo SENAI, através do CTA, que vem desenvolvendo várias ações de conscientização e implantação das medidas de segurança nas empresas locais. Indústrias panificadoras, de polpas de frutas, sorvetes, castanha de caju, embalagens, entre outras, já participaram de treinamento para implantação do programa.
De acordo com o diretor regional do SENAI do Piauí, Ewerton Negri Pinheiro, nessas indústrias, o PAS dissemina e apóia a aplicação das Boas Práticas de Fabricação (BPF), bem como do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
Atualmente, o PAS é composto de uma parceria que envolve as seguintes instituições: SENAI, SESI, Senac, Sesc, Sebrae, Anvisa e CNPq, Embrapa e Senar.

fiepi

Popular Posts