Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

FIEPI promove capacitação para agilizar processo de exportação no estado

Banner




O CIN (Centro Internacional de Negócios) da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) realiza, entre os dias 28 e 29 de julho, em Teresina, a capacitação da equipe do CIN-PI na utilização do Certificado de Origem Digital (COD), que tem o objetivo de oferecer aos exportadores a emissão on line do Certificado de Origem.

Conforme a programação, no primeiro dia acontece o esclarecimento de dúvidas quanto às regras de origem e o alinhamento da estratégia para a implantação do COD. No segundo dia haverá a capacitação das principais empresas e clientes do CIN/PI e os últimos ajustes para utilização dos resultados, além dos próximos passos para a coordenação da Federação. A capacitação está sendo ministrada pelo consultor do CIN/COMEX Ronie Pimentel.
“Com o serviço informatizado, que estará disponível nas federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal, o tempo médio de emissão do documento cairá de dois dias desde o momento em que a empresa começava a preencher as informações até receber a aprovação para apenas 15 minutos em média. Além disso, o novo sistema evita erros, reduz os custos com a burocracia e dá maior segurança ao exportador”, afirmou o consultor.
Para a gerente do CIN na FIEPI, Lauriane Costa, A nova ferramenta  vai garantir mais rapidez, segurança e menos custos na emissão de certificados de origem, facilitando o processo de exportação no estado e elevando a competitividade dos produtos piauienses.
O Certificado de Origem, documento que comprova a nacionalidade do produto, é necessário para o exportador obter os benefícios alfandegários previstos nos acordos comerciais do Brasil com outros países. As federações de indústrias  estão entre as instituições que têm a autorização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para emitir os certificados. Atualmente, o Sistema Indústria é o maior emissor do país, com o equivalente a cerca de 75% do total de certificados no país.

fonte: FIEPI

Popular Posts