Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Estado do Piauí registra mais de 220 queimadas em um dia



Queimadas: Piauí lidera
 
 


Satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de São José dos Campos (Inpe) registraram nas últimas 24 horas 226 focos de queimadas no Piauí, número um pouco menor do que o registrado em igual período do ano passado. Com este resultado, o Estado ocupa a primeira colocação no Nordeste na quantidade de focos de calor.

O monitoramento dos focos é feito de maneira permanente por técnicos da superintendência regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que mantém brigadas de combate a incêndio em sete municípios do Piauí.

No total, são 121 homens distribuídos nos municípios de Piracuruca, Corrente, Bom Jesus, Alvorada do Gurguéia, Canto do Buriti, Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí. As brigadas ficam  próximas a áreas de conservação, como parques nacionais.

Cada brigada de combate a incêndios florestais é composta, em média, por 15 pessoas, todas elas escolhidas através de edital de seleção pública. Os brigadistas são contratados como funcionários temporários e ganham um salário mínimo por mês.

Segundo Francisco Celso de Medeiros, coordenador no Piauí do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, o número de queimadas e incêndios deverá aumentar a partir do mês de setembro, com o período mais crítico ficando para os meses de outubro e novembro.

fonte: 24horaspiaui

Popular Posts