Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Multinacional desenvolve projeto para gerar energia solar no Piauí



O secretário estadual da Fazenda, Silvano Alencar, recebeu, nesta quinta-feira (20), a visita de representantes das empresas multinacionais Abengoa Brasil e Befesa, que atuam, principalmente, na área da geração de energia elétrica, no tratamento e distribuição de água e saneamento básico.

Participaram da audiência o responsável pelo setor comercial e de novos negócios da Abengoa Brasil, Marcelo Silva de Araújo, e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Befesa, Gonzalo Vivas. “O Piauí está preparado para receber esses investimentos que visam promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, garante o secretário da Fazenda.  

Segundo Marcelo Araújo, a Abengoa é uma companhia que atua em diversos setores estratégicos de infraestrutura, que envolve não somente a geração de energia elétrica, mas de outros setores mais atuais, como o etanol e a energia solar.

Como toda empresa concessionária de serviços de eletricidade tem que aplicar um montante de sua receita em projetos de pesquisa e desenvolvimento e a Abengoa já possui investimentos no Piauí, agora a empresa pretende instalar uma usina solar, que a princípio deve ser instalada na região de Ribeiro Gonçalves. “Essa geração de energia solar é pequena, algo em torno de 3 megawatts, sendo que parte da energia gerada servirá para suprir serviços internos da rede de subestação e da linha da região de Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, e vamos discutir o que faremos com o excedente, se  poderia ser colocado na rede de suprimento local ou na rede de distribuição da Cepisa. O importante é que será usufruído pela comunidade dessa região”, afirma Marcelo. 

A Abengoa Brasil é responsável pela instalação de transmissão de energia “pesada” na região Sul, sendo as subestações e linhas de transmissão da região de Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, por meio de licitações promovidas pela Anel. “Já temos um histórico de empreendimento de energia operando no Estado. Nesse sentido, estamos dando partida a um projeto de pesquisa científica de uma planta piloto de usina geradora solar, que é um projeto estratégico de médio prazo, mas também estamos tentando ampliar a nossa carteira de negócios no Piauí, considerando os projetos existentes e nossa intenção de desenvolver maiores volumes de negócios no Estado. Estamos analisando o que poderíamos trabalhar em termos de infraestrutura”, afirma Marcelo Araújo.

Uma das possibilidades de investimentos por meio de outras empresas que integram a rede Abengoa seria pela Befesa, que é uma empresa do grupo voltada para tratamento e transporte de água. “Sabemos que há muita demanda de infraestrutura para esse setor aqui no Estado, seja por meio de algumas obras inseridas no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento - ou da possibilidade de financiamento por meio de Parceria Público-Privada (PPP). O que nos move nessa visita é fazer uma aproximação institucional, mostrar um pouco da nossa experiência e das nossas intenções, que não se resumem a um tema ou outro, mas a um pacote de investimentos. Queremos iniciar desenvolvendo estratégias de negócios voltadas para infraestrutura, que é de extrema importância para o Estado e para nós, trazendo a nossa experiência mundial”, comenta Araújo. 

Os dois representantes da empresa já se reuniram com o governador Wilson Martins, que demonstrou interesse em estreitar laços comerciais para buscar parcerias que possibilitam desenvolver o Estado do Piauí.

Conheça um pouco mais sobre as duas empresas

A Abengoa é uma empresa tecnológica que aplica soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável nos setores de infraestrutura, meio ambiente e energia. Está presente em mais de 70 países, onde opera com seus cinco Grupos de Negócio: Solar, Bioenergia, Serviços de Meio Ambiente, Tecnologias da Informação e Engenharia e Construção Industrial.

A empresa foi fundada em Sevilha, na Espanha, em 1941. Até 1996 operava como empresa de engenharia que abrangia diferentes atividades. Atualmente, a Abengoa tem muitos investimentos no mercado mundial, tendo uma grande liderança na área de energia elétrica na Ásia, EUA e na América do Sul. Também é líder em relação ao setor de energia solar, desenvolve projetos na área de geração de energia solar de alta potência, com usinas operando na Espanha, outras em construção nos EUA e ainda na África.   

Em março de 2001 foi criada a Abengoa Brasil com a finalidade de ser uma sociedade que atuaria na participação em empreendimentos de Concessão de Linhas de Transmissão. A empresa já possui uma atividade muito consolidada de transmissão de energia, onde o grupo ganhou vários leilões públicos de transmissões, a exemplo da linha de transmissão de corrente contínua denominada Madeira, em construção, que liga a região do Acre e Rondônia até a Grande São Paulo.  

A Befesa, que faz parte do grupo de empresas da Abengoa, é uma empresa internacional especializada na gestão integral de resíduos industriais e na produção e gestão de água. Essa empresa apresenta soluções para a gestão de resíduos industriais e para o tratamento e produção de água, tendo como prioridade a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

Ela possui referência a nível mundial na gestão de resíduos sólidos e no setor de água, atuando no processo de dessalinização e tratamento da água em vários lugares do mundo, como China, Índia, América do Sul e América Central.

Popular Posts