Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

44% dos aprovados do Psiu são oriundos de escola pública



Os alunos da rede pública de ensino comemoram os resultados do Programa Seriado de Ingresso na Universidade (PSIU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). De acordo com o presidente da instituição organizadora Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese), professor Gilvan Lima de Oliveira, 44% dos aprovados do PSIU são oriundos de escolas da rede pública.

Neste ano, a Instituição ofereceu 5.786 vagas para os seus 98 cursos de graduação, sendo metade das vagas a ser preenchida através do PSIU e a outra metade pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O presidente da Copese explica que o edital já determina que 20% das vagas sejam destinadas a alunos da rede pública, o que foi cumprido. “Mas outros 24% que também poderiam concorrer às vagas destinadas aos cotistas atingiram a pontuação exigida na ampla concorrência e conseguiram êxito”, explica.

Para ele, esse resultado é satisfatório e deve ser visto com bons olhos. “Acho que o ensino tem que ser incentivado de outras formas e não através de cotas”, comenta.

A superintendente de Ensino da Seduc, Joara Delane Sousa, reforça que a Seduc procura pautar seu trabalho na qualidade do ensino a partir do acompanhamento pedagógico desenvolvido, bem como dos diversos projetos e programas voltados para a melhoria do desenvolvimento dos estudantes.

“Resultados como este são indicadores de que estamos percorrendo no caminho certo. Nosso interesse é aumentar sempre os índices de aprovação dos nossos alunos. Sabemos que precisamos continuar investindo no trabalho coletivo do corpo docente, família, com os técnicos de educação e toda a sociedade. Mas esse percentual na aprovação só comprova o avanço na qualidade do ensino ofertado pelas escolas públicas”, destacou.

Popular Posts