Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Barriga de chope é mito, diz estudo



“A barriga de chope é um mito”. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pelo Colégio Oficial de Médicos de Astúrias, da Espanha. De acordo com os pesquisadores, o consumo moderado da bebida, de até meio litro por dia, ao lado de uma dieta como a mediterrânea, não engorda e reduz o risco do aparecimento de diabetes e hipertensão.
O fato é que é comum associar o consumo excessivo de cerveja com a famosa “barriguinha”. Se é verdade que beber cerveja em grandes quantidades pode ajudar no aumento das dimensões da barriga, não é menos verdade dizer que isso também se deve ao fato dos grandes consumidores de cerveja serem, em geral, pessoas com um estilo de vida menos saudável.

Os médicos Ramón Estruch, do Serviço de Medicina Interna do Hospital Clínic, e Rosa Lamuela, do Departamento de Bromatologia e Nutrição da Universidade de Barcelona, que coordenaram o estudo, asseguraram que a cerveja ingerida com moderação não provoca aumento da massa corporal nem acúmulo de gordura na cintura, como acreditam as pessoas.

De acordo com os autores, o teste, realizado em 1.249 participantes, entre homens e mulheres com mais de 57 anos – que pela idade possuem maior risco de apresentar problemas cardiovasculares – confirmou que a cerveja é uma bebida saudável.

Os participantes, que se alimentaram com uma dieta mediterrânea regada a cerveja em quantidades entre um quarto e meio litro por dia, “não só não engordaram, mas, em alguns casos, até perderam peso”. Os médicos recomendaram dois copos diários para as mulheres e três para os homens, sempre acompanhados de comidas equilibradas e sempre praticando algum tipo de exercício.

“A cerveja é uma bebida fermentada, composta pelas propriedades alimentares dos cereais com que é produzida, assim como acontece com o vinho da uva”, afirmou a doutora Rosa. A bebida possui ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio, o que oferece um efeito protetor sobre o sistema cardiovascular.


Fonte: Eband

Popular Posts