Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Detran-PI registra CNHs apreendidas em outubro



     Com o aumento das fiscalizações nas ruas e avenidas de Teresina e nas PIs, a Polícia Rodoviária Federal e as equipes do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), DUTP e CIPTRAN, no mês de outubro deste ano, registraram a apreensão de 103 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) de motoristas que infringiram as leis de trânsito. 

     De acordo com o relatório de infração do mês de outubro, 66 do total das apreensões foram de condutores que circulavam sem o uso do capacete de segurança, 20 condutores tiveram suas CNHs recolhidas por dirigir sob o efeito de álcool ou de qualquer substância psicoativa que determine dependência, 9 condutores foram pegos transportando passageiros sem o capacete de segurança e/ou fora do assento suplementar colocado atrás do condutor e 8 condutores restantes trafegavam com faróis apagados ou com sua carteira de habilitação vencida e/ou tiveram suas habilitações apreendidas por circularem com CNH ou permissão para dirigirem de categoria diferente da do veículo que estavam conduzindo, além de realizarem manobras perigosas, arrancadas bruscas, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus.

     Nas infrações por falta do uso do capacete e realização de manobras perigosas, além da multa, o motorista terá sua CNH recolhida e o veículo retido; já nos casos de condução sob efeito de álcool a lei determina multa e o recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir por 12 meses e a apreensão do veículo até a apresentação de um condutor habilitado. 

     Segundo Carmem Maria da Silva, coordenadora da Comissão de Pontuação, os condutores que forem pegos pela fiscalização infringindo as leis do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) deverão entrar com o processo de defesa no setor de pontuação do Detran – PI, e caso não seja considerado, terão que passar por um curso de reciclagem e poderão passar até um ano com sua habilitação suspensa; em caso dos condutores pegos pelas fiscalizações com CNH de permissão, estes terão que procurar a procuradoria jurídica do Detran - PI para regularizar a situação junto ao órgão. 

     Para uma maior segurança, é preciso que se obedeça às leis de trânsito, circule de forma segura e regular. Diversos acidentes são causados por descumprimento das normas de segurança e falta de atenção dos condutores, onde as consequências são gravíssimas.

fonte: pi.gov.br

Popular Posts