Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Países discutem quanto atum pode ser extraído do mar

 

     Países pescadores de atum de barbatana azul vão tentar limitar a quantidade que pode ser extraída sem destruir a indústria milionária do Japão, o principal mercado consumidor.
   
     A reunião da ICCAT (Comissão Internacional de Conservação do Atum do Atlântico) começa nesta quarta-feira, em Paris.

      Segundo ambientalistas, são necessárias a suspensão ou a redulão drástica de captura até que a espécie tenha tempo de se recuperar da pesca desenfreada.

     Nos últimos 40 anos, a pesca em escala industrial feita nas águas do Atlântico e do Mediterrâneo reduziu em 85% a oferta de atum, de acordo com cálculos de pesquisadores.
O preço desse tipo de atum explica a extinção: o peixe que pode crescer até dois metros e pesar 400 quilos chega a custar cem mil euros no mercado japonês.

     A comissáraia do departamento de Pesca das Nações Unidas, Maria Damanaki, propôs um corte para até 6.000 toneladas. A pressão foi tamanha, que no dia seguinte ao núncio, ela passou a mencionar uma “redução substancial” sem dar números.

fonte: correaneto.com.br

Popular Posts