Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Sefaz Expresso agiliza fiscalização de cargas no Piauí

Posto Fiscal da Tabuleta
Posto Fiscal da Tabuleta

     Um importante projeto está sendo implantado gradativamente pela Secretaria da Fazenda do Piauí, é o Sefaz Expresso. Trata-se de um serviço destinado a dar mais agilidade aos trabalhos de fiscalização de cargas e a validação de notas fiscais referentes às mercadorias transportadas por empresas conveniadas com o Estado do Piauí. O projeto pretende viabilizar um melhor atendimento aos contribuintes.

     A Secretaria da Fazenda já instalou um posto do Sefaz Expresso na empresa Termaco, trasportadora que opera no Piauí, e pretende instalar em outras seis, sendo uma delas a empresa Guanabara. As empresas que irão receber o serviço respondem por 60% a 70% do volume de cargas transportadas no Estado. A Sefaz instalou os equipamentos necessários para o serviço e designou servidores qualificados para operacionalizar o novo projeto in loco. 

     Segundo o coordenador da Seção de Transportadoras Conveniadas, Marcus Pablo Parente, o trabalho será mais célere, afinal, com a estrutura montada pela Sefaz - PI, a validação das notas, à medida que as mercadorias chegam ao pátio para descarregar, poderá ser liberada em um curto espaço de tempo", finalizou.
Através do Sefaz Expresso, algumas modificações devem acontecer. O Termo de Verificação de Irregularidade (TVI) é substituído pelo Termo de Verificação Fiscal (TVF) nas atividades de fiscalização do trânsito de mercadoria. A lavradura do TVF será feita quando for constatada a ocorrência de situação que possa implicar descumprimento de obrigação principal ou acessória, relativa ao ICMS. Outra modificação que agradou muito os contribuintes é a possibilidade das mercadorias serem liberadas mais rápido. 

     Anteriormente, a emissão das notas demorava cerca de 24 horas ou até  6 dias, pois concentrava-se todo o serviço no posto fiscal e era feito de acordo com a ordem de chegada da carga.

     Humberto Lopes, representante da Termarco no Piauí, salientou que os trabalhos melhoraram  bastante depois da instalação do posto dentro da transportadora. “O projeto é tão promissor que estados como o Ceará demonstram interesse em implementá-lo. Com um mês de funcionamento, nossos clientes demonstram apoio ao projeto e parabenizam a atitude da Sefaz na evolução da forma de cobrança da tributação, pois agora o tempo para o cliente sair da transportadora com sua nota liberada é de no máximo duas horas, o que proporciona uma entrada rápida da tributação do ICMS aos cofres públicos ”.

     O idealizador deste projeto é o gerente de trânsito da UNITRAN, auditor fiscal Carlos Gomes. “Visitando outras secretarias, observei no Estado de Mato Grosso do Sul um projeto parecido com o Sefaz Expresso, mas aqui no Piauí existe realmente um Posto Fiscal dentro da transportadora, diferentemente do que eu observei no Mato Grosso do Sul. Dentro da empresa é montado um posto reservado para atender os contribuintes, com total sigilo”.

     De acordo com o secretário da Fazenda, Silvano Alencar, o intuito é que futuramente esse acompanhamento possa ser feito de forma totalmente virtual. "O Sefaz Expresso tem apresentado bons resultados, pois diminui o tempo de permanência da mercadoria fora do seu estabelecimento de destino. No entanto, o processo de modernização da Sefaz permitirá que o acompanhamento da movimentação financeira dessas empresas seja feito de forma automatizada. Queremos desenvolver o projeto até o ponto que não seja necessário um posto da secretaria dentro da transportadora", frisou.


fonte: pi.gov.br

Popular Posts