Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Zoobotânico vira bioparque até o final de junho deste ano

Passarela dos Primatas
Passarela dos Primatas
 
O governador Wilson Martins deverá inaugurar, ainda no primeiro semestre deste ano, o novo Parque Zoobotânico de Teresina, que está ganhando trilhas e novos recintos para animais, para se transformar em Bioparque. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (9) pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, em visita ao local.

Segundo o coordenador do parque, José Renato Uchôa, estão sendo construídos 1,8 mil metros de trilhas ao longo da qual ficarão os novos recintos para animais, todos eles oferecendo ampla visão para os visitantes. Dos 1,8 mil metros de trilha, mil já estão prontos.

Entre as obras de modernização, Uchôa destaca o novo recinto para os ursos, com 400 metros quadrados, e a lagoa dos primatas, onde vão ficar os macacos. O urso vai ganhar mais visibilidade e terá um tanque cercado por vidro blindado. “A ideia é deixar o animal totalmente visível, até mesmo na hora em que ele estiver no banho”, explica.

Já os macacos ganharão uma nova lagoa, a qual o visitante terá acesso por uma ponte de madeira, já concluída, que faz parte das trilhas ecológicas. A lagoa, que terá algumas ilhas, será abastecida por uma adutora de 1,2 mil metros de extensão, que já sendo construída.

As araras, por sua vez, terão direito a um walk inthour, local de visitação interna. “Os visitantes vão se sentir realmente junto às araras”, garante o coordenador. Nas obras estão sendo investidos R$ 2 milhões, recursos do Governo do Estado e do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur).

O Plano Diretor do Zoobotânico, que está sendo implantado, pretende reduzir, e até mesmo acabar, com o estresse dos animais, que ficarão mais distante do barulho provocado por carros e motos e também ficarão livres de grades em seus recintos. “Com essas obras, o zoobotânico se colocará entre os cinco melhores bioparques do Brasil”, garante Uchôa.

Fosso dos Ursos 
  
pi.gov

Popular Posts