Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Deputados do PI e vereadores tomam posse na manhã de hoje

 

A posse dos deputados estaduais piauienses, que acontece hoje (01), será seguida de vários desdobramentos. Os casos mais emblemáticos são os dos deputados Paulo Martins (PT), que foi eleito prefeito de Campo Maior no último domingo, e do deputado João de Deus (PT), que entra na segunda suplência, mas deve continuar à frente da Secretaria Estadual de Assistência Social.

A renovação na Casa é de cerca de 40%. Sete mulheres tomam posse. Porém, a deputada Lílian Martins (PSB) renunciará para continuar na Secretaria de Saúde e João Madison (PMDB) entra na vaga. A posse dos suplentes será feita de acordo com a coligação.

Com a eleição de Paulo Martins, Cícero Magalhães (PT) assume a vaga porque é o primeiro suplente, Flora Izabel (PT) assume com a saída de Henrique Rebelo (PT) para a Secretaria de Justiça e João de Deus (PT) pode voltar para a Sasc, mas o caso será estudado entre o partido e o governador.

.

 Em entrevista Paulo Martins afirmou que deve renunciar até um dia antes da posse em Campo Maior, mas deve participar da solenidade de entrega da mensagem do Executivo, marcada para quinta-feira.


Já o caso de João de Deus, que assumiu a Sasc, será conversado entre o PT e o governador Wilson Martins. O ex-deputado foi indicação do partido para a pasta. Mas ainda não está definido se ele volta ao cargo ou assume a suplência na Alepi.


Wartons Santos (PMDB) sai para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em seu lugar fica Pastor Gessivaldo Isaías (PRB). Ubiraci Carvalho (PDT) também renuncia para ficar na Defesa Civil e Antonio Uchoa (PDT) assume.


Veja quem será empossado na Alepi

Coligação: Para o Piauí seguir mudando (12 vagas)
Lilian Martins (PSB) - 66.529 votos
Robert Rios (PC do B) - 52.799 votos
Wilson Brandão (PSB) - 48.636 votos
Kléber Eulálio (PMDB) - 47.474 votos
Themístocles Filho (PMDB) - 46.320 votos
Gustavo Neiva (PSB) - 35.032 votos
Ana Paula (PMDB) - 34.385 votos
Juliana Moraes Souza (PMDB) - 28.634 votos
Ismar (PSB) - 26.665 votos
Belê (PSB) - 24.736 votos
Warton Santos (PMDB) - 24.526 votos
João Mádison (PMDB) - 22.820 votos
Coligação: A força do povo (06 vagas)
Firmino Filho (PSDB) - 47.634 votos
Luciano Nunes (PSDB) - 37.860 votos
Marden Menezes (PSDB) - 35.644 votos
Edson Ferreira (DEM) - 29.819 votos
Juraci Leite (DEM) - 28.877 votos
Antônio Félix (PPS) - 23.750 votos
Coligação: Partido dos Trabalhadores (05 vagas)
Rejane Dias (PT) - 55.177 votos
Merlong Solano (PT) - 31.351 votos
Henrique Rebelo (PT) - 24.405 votos
Fábio Novo (PT) - 24.022 votos
Paulo Martins (PT) - 23.112 votos
Coligação: PP - PDT (03 vagas)
Flávio Nogueira Júnior (PDT) - 32.956 votos
Margarete Coelho (PP) - 22.749 votos
Ubirací Carvalho (PDT) - 20.814 votos
Coligação: Trabalho e progresso (03 vagas)
Hélio Isaias (PTB) - 42.231 votos
Fernando Monteiro (PTB) - 41.937 votos
Liziê Coelho (PTB) - 28.049 votos
Coligação: Unidos pelo Piauí (01 vagas)
Evaldo Gomes (PTC) - 10.900 votos


Quem toma posse como suplente
João Madison (PMDB)
Mauro Tapety (PMDB)
Pastor Gessivaldo (PRB)
Tadeu Filho (PSB)


O que muda

Com a saída de Lílian Martins (PSB) para a Secretaria de Saúde, quem assume é João Mádison (PMDB). Mauro Tapety assume a vaga deixada por Robert Rios (PCdoB), chamado para assumir novamente a Secretaria de Segurança. Wilson Brandão (PSB) renuncia para reassumir a Secretaria de Governo e quem entra é Tadeu Filho (PSB).


Já Flora Izabel (PT) reassume com a saída de Merlong Solano (PT) para a Secretaria das Cidades, enquanto João de Deus (PT) fica no lugar de Henrique Rebelo (PT), que assumirá a Secretaria de Justiça. Paulo Martins (PT), novo prefeito eleito, dará vaga a Cícero Magalhães (PT).


Eleição da mesa diretora

Já a eleição da mesa diretora da Casa está marcada para amanhã (02). Para o deputado reeleito Wilson Brandão (PSB), deverá haver uma chapa de consenso, sendo que na presidência deve permanecer Themístocles Filho (PMDB), com o PSB fica com a primeira vice-presidência e o PT com a primeira secretaria.


Câmara

Na Câmara alguns vereadores já renunciaram para assumir outros cargos. É o caso do deputado eleito Firmino Filho (PSDB). Ele tomou posse ontem (31) e renunciou em seguida, para assumir a Assembleia hoje.

Com Evaldo Gomes (PTC) também foi assim. Em sua vaga ficou Pedro Fernandes (PTC).

A solenidade de posse está marcada para as 10h, na sede do poder legislativo municipal.

 fonte:cidadeverde

Popular Posts