Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Piauí trabalha para finalizar plano de gestão do lixo


O Piauí trabalha para se adequar à nova Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos. Estima-se que os brasileiros gerem mais de 200 mil toneladas de lixo por dia. Em grande parte, esses resíduos não têm uma destinação adequada e contribuem para a poluição do ambiente. Na tentativa de solucionar o problema, o Governo Federal sancionou, em 2010, uma nova legislação sobre o assunto, que compromete estados, municípios e sociedade civil na gestão do lixo.

No Piauí, o processo de adequação do Estado à lei n° 12.305/2010 está sob coordenação da Secretaria Estadual das Cidades, que direciona esforços na finalização de um Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos. “Acreditamos que até março estaremos com esse plano finalizado e poderemos partir para uma nova etapa, com o envolvimento dos municípios nesse trabalho”, disse Viviane Moura, secretária das Cidades.

Uma vez concluído o Plano Estadual de Gestão de Resíduos, com as diretrizes para o gerenciamento do lixo no Estado, a Secretaria dará suporte aos municípios para a criação de consórcios públicos reunindo cidades próximas, visando uma gestão conjunta do lixo. “Os municípios serão reunidos em consórcios e receberão suporte para que montem aterros sanitários comuns, mais eficientes, cumprindo as diretrizes da legislação nacional”, explicou a secretária.

A lei federal estabelece a obrigatoriedade de um gerenciamento ambientalmente adequado do lixo, propondo não apenas o correto armazenamento, mas o reaproveitamento do lixo através da reutilização ou reciclagem. “Em um segundo momento, com os consórcios definidos, vamos auxiliar na capacitação dos municípios para a destinação desses resíduos. Em algumas cidades do Brasil, esse lixo é utilizado na fabricação de pneus, em outros casos, na geração de energia. Teremos de definir a melhor solução para nossa realidade”, disse Viviane Moura.

A organização dos consórcios será definida a partir dos onze territórios de desenvolvimento em que está dividido o Piauí. Na reunião com os gestores das áreas de infraestrutura e ambiente, realizada esta semana com o governador Wilson Martins, a secretária anunciou a montagem dos primeiros consórcios como meta a ser cumprida até o mês de julho.

Os dois primeiros consórcios envolverão os municípios da Planície Litorânea e do Território de Cocais. De acordo com Viviane Moura, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) já trabalha no mapeamento dos melhores terrenos para instalação de aterros sanitários nessas regiões.


fonte: pi.gov

fonte: pi.gov

Popular Posts