Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Interpi valoriza hectare de terra nos cerrados


A valorização dos cerrados piauienses e o crescente interesse de investidores de fora levou o Estado do Piauí a reduzir o desconto para compra de terras na região que se converteu na grande fronteira agrícola nacional. Até agora, o desconto - regulamentado por lei - era de 80% sobre o valor de face, para os pagamentos à vista das terras de propriedade do Estado. Com a mudança, o desconto passa a ser de 40%.

Conforme o diretor geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Tadeu Maia, a intenção é permitir ao Estado maior arrecadação com as terras, além de fortalecer o interesse por parte de quem realmente esteja interessado em produzir. O valor mais baixo, produzido pelo alto desconto, favorecia a compradores especulativos.

A redução do desconto leva em conta a valorização das terras dos cerrados piauienses, especialmente diante da grande procura, após a criação de uma infraestrutura produtiva mais forte. “Hoje, o estado conta com novas condições, como estradas e suprimento elétrico, o que está despertando o interesse de investidores de todo o país”, disse Tadeu Maia.

A região dos cerrados piauienses, a maior produtora de grãos do Estado, vai ficar ainda mais atrativa, por conta dos projetos prioritários que serão desenvolvidos na área, como a Transnordestina, a BR-135 e a Transcerrados. “São obras fundamentais que vão permitir cada vez mais o melhor escoamento da produção”, disse Tadeu. Para ele, o preço do hectare continua sendo um preço de incentivo proporcionado pelo governo.

“A lei de incentivo é de janeiro de 2010 e tem como finalidade facilitar a regularização fundiária da área do cerrado e como incentivo foi proposto, no início, o preço de R$ 250,00 o hectare com redução de até 80% para pagamento à vista, como uma forma de incentivar esse processo de regularização”, disse o diretor geral do Interpi.


fonte:pi.gov

Popular Posts