Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Geólogos detalham novas riquezas minerais do Piauí


A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) vai divulgar em julho deste ano, em solenidade pública, no Palácio de Karnak, os novos mapas geológicos do cristalino piauiense, onde é alta a possibilidade de ocorrências de minerais metálicos, como ferro e níquel, e material para construção civil, como brita, argila e areia.


A revelação feita na manhã desta quarta-feira (12), pelo geólogo Antônio Reinaldo Soares Filho, superintendente da CPRM no Piauí. “Esta é a chamada região quente do Piauí, onde a favorabilidade para a ocorrência de minerais metálicos é muito grande”, adiantou.


Os mapas geológicos que estão sendo concluídos, na escala 1:100.000, detalham a região de São Raimundo Nonato e dos municípios de Fronteiras, Coronel José Dias e Avelino Lopes. ”O trabalho da CPRM é o de detalhar as regiões onde existem possibilidades de ocorrência de minérios. Por este trabalho, as empresas interessadas podem requerer autorização para pesquisas de dimensão de jazidas e viabilidade econômica”, explicou.


Segundo o geólogo, todas as áreas mapeadas pela companhia na região de Paulistana, onde já é praticamente certa a ocorrência de minerais, entre eles o ferro, já foram requeridas por empresas privadas que estão aprofundando as pesquisas para posterior exploração dos recursos. “Baseadas nos mapas geológicos, as empresas investindo em pesquisas que vão permitir a exploração das jazidas. Em Paulistana, o ferro é uma coisa efetiva".


Pelos dados da CPRM, o município de Fronteiras exibe potencial para cobre e ferro e possui rochas graníticas com calcário e argilas. Em Avelino Lopes, há potencial para ferro e manganês, além de brita, argila e areia. Já em São Raimundo Nonato, as ocorrências principais são de ferro, granitos e talco.


Na localidade Peixe, que abrange os municípios de Anísio de Abreu, Caracol e Jurema, há grande potencial para a ocorrência de ferro, níquel, para carbonatitos e fosfato, além de granitos, vermiculita e talco. Enquanto isso, na localidade Barragem, que abrange os municípios de Coronel José Dias e João Gosta, os geólogos da CPRM identificaram potencial mineral para argilas - cerâmica vermelha - e granitos, entre outros.


Em outra região mapeada, a de Riacho das Queimadas, foi identificado grande potencial para minerais metálicos, principalmente de níquel, ferro, minério de ligação e, secundariamente, zinco, além de minerais industriais e rochas ornamentais.


fonte: pi.gov

Popular Posts