Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Produtos escolares passam por fiscalização em janeiro



Com a chegada do período escolar, pais e mães iniciam a maratona de compras de materiais escolares. Lápis, borracha, pincéis, massa de modelar, cadernos e uma variedade de produtos devem passar por inspeção do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), neste mês de janeiro.

De acordo com Mayra Suely, responsável pelo setor de pré-medidos, o órgão está trabalhando para garantir que os produtos atendam todas os critérios legais. "Esses produtos são embalados sem a presença do consumidor, como cadernos, cola, caixa de lápis e, por isso, devem passar por avaliação quantitativa. Se não aprovado, o fabricante recebe um laudo pericial com o resultado do exame e um alto de infração”, declarou.

Segundo ela, as multas variam de R$ 150 a R$ 50 mil. Essa punição deve atender a critérios como reincidência e porte da empresa. Porém, se constatada a irregularidade, o fabricante deve retirar o produto de mesmo lote do mercado ou atender a fins sociais, doando para entidades cadastradas no Imepi.

O objetivo do instituto piauiense é garantir a segurança, principalmente, das crianças, que entram em contato direto com tintas, colas e outros produtos que podem gerar dano à saúde dos usuários. “É importante essa ação para que não sejam constatados problemas que afetem a saúde dos consumidores”, conclui Mayra.

fonte: pi.gov

Popular Posts