Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Parceiros do Espaço da Cidadania de Parnaíba elogiam curso

Espaço da Cidadania de Parnaíba: capacitação
Espaço da Cidadania de Parnaíba: capacitação

Servidores e parceiros dos órgãos que vão atuar no Espaço da Cidadania em Parnaíba, a 336 km de Teresina, participaram do curso Gestão Pública e Melhoria do Atendimento e elogiaram a iniciativa da Secretaria de Estado da Administração, órgão responsável pelos Espaços e Salas da Cidadania no Piauí. O curso foi ministrado pelo consultor em Gestão Pública, Daniel Annenberg, e teve a presença de 54 pessoas durante uma semana.

O curso teve duração de 40 horas e foi realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. Para o fotógrafo José Afonso, o Zequinha, “o curso foi ótimo e os ensinamentos foram uma experiência de vida, pois foram abordados vários assuntos sobre atendimento. Atendimento faz a diferença. Para isso, é preciso tratar bem as pessoas, de forma delicada e saber conversar”, ensina quem trabalha na profissão há 20 anos e que aproveitou o curso para ganhar um extra.

José Hamilton Rocha Oliveira é servidor da Secretaria da Fazenda há 39 anos e gostou do curso, mas achou curto. “Perdeu quem deixou de vir.” Para ele, o atendimento é fundamental e depende da forma como se faz. E a regra é sempre ouvir, pois assim se consegue encontrar a resposta para quem reclama. Outra dica do servidor é que todos que trabalham no mesmo setor falem a mesma língua, tenham integração e sintonia entre a equipe e ter principalmente o apoio do chefe. “O ambiente bom também ajuda”, acrescenta.

Para Cleudes Maria Paiva de Oliveira, da Secretaria de Segurança, o importante é tratar bem os usuários, pois mesmo que eles não resolvam o problema, saem satisfeitos. Ela espera que os colegas coloquem em prática o que aprenderam no curso, que considerou ótimo. O curso serviu para tirar muitas dúvidas da servidora do Detran, Maria Auri Araújo Prado. Ela destacou que para se fazer um bom atendimento a prioridade é o cidadão, ele tem que estar sempre em primeiro lugar para que se sinta priorizado, sem discriminação. “Haver respeito pelo cidadão é fundamental.”

Para o consultor Daniel Annenberg,o principal para que seja feito um bom atendimento é o respeito pelo próximo e tem sempre que olhar para o cidadão. “O mais carente precisa muito da gente.” Daniel Annenberg ensina que deve-se lembrar no momento em que faz o atendimento que o cidadão não tem culpa dos nossos problemas, que os mesmos não devem interferir no nosso trabalho diário.

O coordenador do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e Distrito Federal (Pnage) no Piauí e diretor de modernização da gestão da Secretaria da Administração, Raimundo Pereira, conta que o Espaço da Cidadania em Parnaíba estava desativado e a previsão é que volte a funcionar ainda este mês e com vários serviços, como o da Junta Comercial, do Departamento Estadual de Trânsito, da Cáritas, da Prefeitura de Parnaíba, de fotografia e os bancários. Raimundo Pereira explica que às vezes há diferença no atendimento de um espaço para outro, mas isso é normal.

O encerramento do curso teve a presença da assessora do gabinete do governador, Solange Justo, que lembrou que a capacitação tem que servir para os usuários do Espaço da Cidadania, pois é obrigação do servidor público servir bem. “Não fazer o que nós não queremos que façam conosco.” As coordenadoras de Implantação das Centrais de Atendimento, Arcanja Viana, e do Espaço da Cidadania em Parnaíba, Maria Cardoso, também participaram do encerramento do curso.

Os Espaços da Cidadania estão sendo construídos com recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, através do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Pnage. No Piauí, já está em funcionamento nas cidades de Picos, Bom Jesus e Teresina e em breve em Campo Maior.

pi.gov

Popular Posts