Hospital da Polícia Militar é referência em atendimento
Hospital da Polícia Militar
O Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM) comemora os investimentos recebidos ao longo dos últimos anos. A informação foi repassada pelo coronel Gerardo Rebelo Filho, diretor do hospital.
O diretor explica que desde maio de 2008 o HPM deixou de ser exclusivo para atendimento a militares e passou a atender a população em geral. Patrimônio da Polícia Militar, o hospital passou a ser integrado ao sistema universal de atendimento à saúde desde 2008, através de parcerias com esferas municipais, estaduais e federais. “O hospital presta atendimento ambulatorial, com exames e consultas. Além disso, realiza cirurgias gerais, ginecológicas e também ortopédicas, sendo referência nessas áreas”, explica.
Com a integração do HPM ao sistema público de saúde, nas esferas municipais, estaduais e federais, vinculado a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o hospital passou a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Plamta, Plamte, Unimed, dentre outros planos de saúde.
Atualmente, o hospital conta com 99 leitos e presta atendimento odontológico de excelência voltado, especialmente, para o servidor público estadual através do Iapep-Saúde.
O diretor explica ainda que o hospital vai poder contar com um novo centro cirúrgico reformado e equipado com oito salas, com central de material e esterilização. Trata-se de um centro cirúrgico equipado e modernizado.
“Apesar da reforma, o hospital atende a uma média de 5 mil pacientes ao mês em todas as áreas. Atualmente, mesmo com a reforma, o Hospital da Polícia tem alcançado uma média de 500 cirurgias/mês”, comemora.
Ele explica, ainda, que o hospital conta com um moderno laboratório de bioquímica e sorologia, possibilitando uma série de exames. Cabem destaques, ainda, exames realizados como o de endoscopia e colonoscopia, eletrocardiograma, raios-x e de ultrassom.
De acordo com o coronel Gerardo Rebelo, no hospital é trabalhada a filosofia “HPM- Humanizando e cuidando bem da sua saúde”. “A ideia é trabalhar a satisfação dos usuários, a partir do acolhimento, bem como do pessoal que trabalha no hospital. É tratar bem a pessoa”, informa.
Dentre as vária áreas que estão sendo entregues totalmente reformadas, o diretor destaca o centro cirúrgico, central de material e esterilização, administração em geral com diretorias e setores integrados, recepção e admissão, departamento odontológico, nutrição e serviço dietético, lavanderia, refeitório, alojamentos e banheiros, recuperação do teto do hospital e a urbanização (estacionamento e áreas externas). Outro ponto de destaque com a reforma, diz respeito à questão de desenvolvimento sustentável, quando o hospital ganha também um abrigo para resíduos sólidos.
Para 2011, o grande desafio destacado pelo diretor do hospital é o de estabelecer uma meta no tocante a recursos humanos. Há necessidade do quadro efetivo de médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e outras áreas de serviços gerais. “Outra meta a ser alcançada e que tem projeto pronto diz respeito a projeto de uma UTI com 10 leitos, além de continuar a política de capacitação e valorização dos servidores como um todo. Nossa intenção é que o HPM seja uma referência não só no Estado, mas em todo o Brasil”, comenta.
fonte: pi.gov