Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Hospital da Polícia Militar é referência em atendimento

Hospital da Polícia Militar
Hospital da Polícia Militar

O Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM) comemora os investimentos recebidos ao longo dos últimos anos. A informação foi repassada pelo coronel Gerardo Rebelo Filho, diretor do hospital.

O diretor explica que desde maio de 2008 o HPM deixou de ser exclusivo para atendimento a militares e passou a atender a população em geral. Patrimônio da Polícia Militar, o hospital passou a ser integrado ao sistema universal de atendimento à saúde desde 2008, através de parcerias com esferas municipais, estaduais e federais. “O hospital presta atendimento ambulatorial, com exames e consultas. Além disso, realiza cirurgias gerais, ginecológicas e também ortopédicas, sendo referência nessas áreas”, explica.

Com a integração do HPM ao sistema público de saúde, nas esferas municipais, estaduais e federais, vinculado a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o hospital passou a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Plamta, Plamte, Unimed, dentre outros planos de saúde.
Atualmente, o hospital conta com 99 leitos e presta atendimento odontológico de excelência voltado, especialmente, para o servidor público estadual através do Iapep-Saúde.

O diretor explica ainda que o hospital vai poder contar com um novo centro cirúrgico reformado e equipado com oito salas, com central de material e esterilização. Trata-se de um centro cirúrgico equipado e modernizado.

“Apesar da reforma, o hospital atende a uma média de 5 mil pacientes ao mês em todas as áreas. Atualmente, mesmo com a reforma, o Hospital da Polícia tem alcançado uma média de 500 cirurgias/mês”, comemora.

Ele explica, ainda, que o hospital conta com um moderno laboratório de bioquímica e sorologia, possibilitando uma série de exames. Cabem destaques, ainda, exames realizados como o de endoscopia e colonoscopia, eletrocardiograma, raios-x e de ultrassom.
De acordo com o coronel Gerardo Rebelo, no hospital é trabalhada a filosofia “HPM- Humanizando e cuidando bem da sua saúde”. “A ideia é trabalhar a satisfação dos usuários, a partir do acolhimento, bem como do pessoal que trabalha no hospital. É tratar bem a pessoa”, informa.

Dentre as vária áreas que estão sendo entregues totalmente reformadas, o diretor destaca o centro cirúrgico, central de material e esterilização, administração em geral com diretorias e setores integrados, recepção e admissão, departamento odontológico, nutrição e serviço dietético, lavanderia, refeitório, alojamentos e banheiros, recuperação do teto do hospital e a urbanização (estacionamento e áreas externas). Outro ponto de destaque com a reforma, diz respeito à questão de desenvolvimento sustentável, quando o hospital ganha também um abrigo para resíduos sólidos.


Para 2011, o grande desafio destacado pelo diretor do hospital é o de estabelecer uma meta no tocante a recursos humanos. Há necessidade do quadro efetivo de médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e outras áreas de serviços gerais. “Outra meta a ser alcançada e que tem projeto pronto diz respeito a projeto de uma UTI com 10 leitos, além de continuar a política de capacitação e valorização dos servidores como um todo. Nossa intenção é que o HPM seja uma referência não só no Estado, mas em todo o Brasil”, comenta.

fonte: pi.gov

Popular Posts