Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Estudo verificará navegabilidade do Parnaíba

 




O retorno da navegabilidade do rio Parnaíba pode tornar realidade nos próximos anos. Após a visita do diretor de Transporte Aquaviário, do Ministério dos Transportes, Luziel Souza, o Estado receberá nos próximos meses a visita de outra equipe mais técnica.

A visita será para um reconhecimento do rio. A expedição será feita em barcos e terá início na cidade de Santa Filomena até Teresina, primeiro trecho da hidrovia que deve ser retomado. “Essa equipe vem no intuito de verificar e consolidar os estudos que já possuímos, mas um estudo mais detalhado ainda será feito mais à frente”, explica Luziel Souza.

Em todo o Brasil serão feitos estudos para mais sete hidrovias, a do rio Paraguai, Tietê-Paraná, São Francisco, Madeira, Tapajós, Mercosul e o complexo Solimões e Amazonas. “As hidrovias são prioridades nesse governo”, destaca o diretor.

Segundo Luziel Souza, para o transporte de grandes cargas a longas distâncias a hidrovia é a melhor escolha. “A carreta deteriora precocemente as rodovias, o que eleva o gasto na manutenção, além da questão ambiental, em que as hidrovias possuem vantagens por praticamente não haver impactos ambiental”, explica.

O estudo mais técnico, onde serão verificadas as medidas para recuperação dos trechos assoreados e o tipo de embarcação que passará a navegar no rio, será feito por uma empresa. Segundo o diretor, a licitação para o estudo do rio Parnaíba deve ser feita ainda no mês de outubro desse ano.
fonte: pi.gov 
imagem: google

Popular Posts