Notícias de Parnaíba, Teresina, Picos, Bom Jesus, Piripiri, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Murici dos Portelas, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves, Brasileira, Capitão de Campos, Piracuruca, Esperantina, Joaquim Pires, Batalha e interior do Piauí. Além de cidades do Ceará, Maranhão e Brasil.

Cães abandonados podem transmitir doenças

image

São comuns cachorros abandonados nas ruas por estarem doentes. A população de cães de rua e as doenças que podem trazer acabam sendo resultado da irresponsabilidade de seus donos que os abandonam para não ter gastos com consultas ou remédios. Luciano Assunção, médico veterinário, afirma que o aumento na população de cães e até gatos se deve a negligência dos donos.

 
Em Parnaíba as pessoas se livram dos cachorros doentes sendo que um local predileto nas proximidades do balão da guarita no bairro São Francisco. Fato que incomoda os vizinhos e preocupa os moradores do local. Edileusa Maria de Carvalho já testemunhou jogarem animais doentes em locais próximos a sua casa.

 
Uma solução para o problema é que o cachorro deve ser registrado e não poderá ficar na rua sozinho, caos isso aconteça o dono deve pagar multa. No Centro de Controle de Zoonoses em Parnaíba a medida para contenção de animais abandonados é através da eutanásia. As pessoas podem denunciar pelo número 33225287.

 
Os vendedores de carne são os mais visitados por estes animais mendigos. Luís Pereira é açougueiro e diz tem receio das doenças que trazem como raiva, leishmaniose, o popular calazar e migras cutâneas, que são larvas que dão na pele.

 
A solução de fato está em assumir todas as responsabilidades quando se quer ter um animalzinho de estimação. Quando são abandonados a responsabilidade fica para o poder público, enquanto isso o risco da doença está nas ruas.

fonte: PCN

Popular Posts